São muitas as semelhanças entre a preparação para concursos públicos e provas esportivas, como maratonas, triatlos, etc. Inclusive o título deste texto faz alusão a uma página dessas que propagam um estilo de vida saudável. No meu caso, infelizmente, eu só conheço a tal página “fitness”, nunca tendo seguido seus conselhos com afinco. O que eu conheço – e muito bem – é a dura rotina de preparação para concursos públicos.
“Quero passar naquele concurso top, quantas horas por dia devo me dedicar para obter sucesso?” Esse é um tema comum em qualquer roda de concurseiros – praticantes e aspirantes. Claro que não existe uma resposta pronta para tal indagação. Tudo depende dos objetivos do candidato e da experiência prévia naquela preparação específica. Mais importante do que pensar em uma carga horária ideal para sua preparação, preocupe-se em criar o hábito de estudar.
Esse talvez seja o ponto mais importante para tentar responder a pergunta feita acima. Criar o hábito de sentar e estudar é algo, digamos, que todos entendem ser necessário, porém poucos chegam lá.
Voltando à questão central do tempo, se por um lado não é possível estabelecer de forma genérica a sua carga horária ideal de preparação, por outro podemos nos arriscar a dizer que há um mínimo desejável: 180 minutos (ou 3 horas). Abro parênteses para dizer que essa percepção de tempo de estudo (se muito ou pouco) é relativa e mutável. Quando eu, por exemplo, chegava a estudar 8 horas por dia, achava normal e não entendia como alguém “só” estudava 3 horas. Depois de um longo período sem estudar, quando retomei os estudos de forma consistente, em alto rendimento, percebi como era difícil entrar novamente no ritmo necessário para bater as tais 3 horas diárias.
Como em qualquer preparação física, o ganho de tempo de estudo deve ser gradual e constante. Não adianta querer já sair do zero e começar com 05 ou 06 horas diárias. Assim como nossos músculos, o cérebro precisa de um período de adaptação até que dele seja exigida dedicação total. Um detalhe muito importante: quando cito uma quantidade qualquer de horas, falo do tempo líquido. Devemos anotar o tempo de estudo, descontando toda e qualquer pausa efetuada.
“Trate seus estudos como trabalho. Chegue no horário, não falte, não durma em serviço e procure bater suas metas”.
A sentença acima é batida, porém verdadeira. Não há mistério para atingir um “nível de aprovação”. Sente a bunda na cadeira e estude! Digo “nível de aprovação”, pois julgo que a aprovação propriamente dita depende de fatores que fogem ao nosso controle. Assim como na maratona – pelo menos em nível amador –, a corrida da aprovação deve ser travada contra si mesmo. Esqueça a relação candidato vaga. Nos concursos top, o número de candidatos em nível de aprovação quase não varia. Pense nisso quando estiver cansado, pensando em desistir.
Para finalizar, quero falar de outra variável que é a qualidade do estudo. Não perca tempo em busca de fórmulas milagrosas: apostilas, resumos prontos, cursos básicos presenciais de todas as matérias. Isso é perda de tempo.
Procure se informar e, se possível, se orientar com aqueles que já passaram por isso. Nada melhor que as dicas de quem já errou e se dispõe a evitar que você caia nas mesmas armadilhas.
Leia fóruns respeitáveis, fale com amigos aprovados ou experientes, busque a orientação de um programa de Coaching…seja como for, não perca seu precioso tempo. Busque os atalhos: melhores professores e materiais, técnicas “afinadas” de estudo, alie exercícios à teoria…e por fim, faça seus 180’, 360’, 480’ todo dia!
Saudações e ótimos estudos!
Foi divulgado nesta quarta-feira, 26 de março, o resultado preliminar da prova discursiva do concurso…
Foi instituída uma nova comissão referente ao próximo concurso DEGASE RJ (Departamento Geral de Ações…
Foi publicado um novo concurso público Prefeitura de Volta Redonda, no Rio de Janeiro ofertando…
Os candidatos do concurso DPE RO podem pedir devolução da taxa! O comunicado foi divulgado…
As provas objetiva e discursiva do concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT…
No próximo domingo (30, serão aplicadas as provas do concurso ICMBio (Instituto Chico Mendes de…
Ver comentários
Guilherme Sant'Anna, poderia citar exemplos de "fóruns respeitáveis"? Obrigado.
Olá, Roni. Há alguns anos eu usava o fórum concurseiros e o fórum Correio Web. Procure filtrar o conteúdo divulgado nessas fontes que certamente encontra coisas bacanas!
Adorei o artigo, Guilherme! Só não passa em concurso quem sai da fila.