Oi amigos,
Espero que os (as) alunos(as) do site tenham ido bem na prova, apesar dos percalços!
Adianto que lendo agora a prova não encontrei nenhuma possibilidade de recurso; caso alguém perceba chance de recurso, por favor me avise por e-mail que faço a análise.
Vamos aos comentários das 3 disciplinas que ministrei, cujas questões representaram cerca de 1/3 da P2:
Direito do Trabalho
Em minha opinião as questões de Direito do Trabalho vieram com um nível muito simples para uma prova de AFT.
Todas poderiam ter sido resolvidas com o curso do Estratégia, que foi elaborado com o objetivo de permitir uma preparação muito maior do que a necessária para acertar estas questões.
Legislação do Trabalho
Foi uma surpresa negativa. A matéria foi desprestigiada pela Banca, e contou com pouquíssimas questões.
Tivemos somente questões sobre as NR 3, 5, 6, 15, 18, 23, 28, 31 e 36.
As questões sobre o Anexo 8 da NR 15 (185) e sobre a NR 36 (162) não constavam do curso; as demais estavam todas comentadas em aula.
Segurança e Saúde no Trabalho
Questões sobre Convenções da OIT: as 2 questões na prova poderiam ter sido resolvidas com a leitura das aulas 02 e 03 do curso de SST. A questão 186 tratava do artigo 8 da Convenção 148, enquanto a 187 tratou de matéria regulamentada no artigo 4 da Convenção 81.
Questões sobre LER/DORT: as 3 questões na prova poderiam ter sido resolvidas com os comentários da aula 05 do curso de SST. Na questão 198 os fatores são “frio, vibrações e pressões”, e não “vibrações, calor e ruído” (vide pág 15). Sobre a questão 199, quem ficou em dúvida pode consultar a página 21, sobre “Comportamentos e hábitos relevantes”.
Questões sobre Pneumoconioses: as 3 questões na prova poderiam ter sido resolvidas com os comentários da aula 06 do curso de SST. Sobre a questão 200, vide quadro da página 21; questão 201, o correto seria carvão mineral (página 41); na questão 202, sobre asbestose, o que se permite no Brasil é o uso do amianto crisotila (pág 38 e seguintes).
Questões sobre estatísticas de acidentes: o Anuário Estatístico da Previdência Social traz uma infinidade de números, e decorá-los é missão impossível.
Sobre as questões 192 e 193, onde foram exigidas estatísticas, ver página 38 da aula 07 do curso de SST (a banca extraiu estes dados das páginas dos Anuários 2006 e 2011 que comentamos ali).
Esta matéria (SST) será exigida na prova discursiva, para a qual existe um curso de Temas disponível no site.
Também aproveito para informar que lancei, em parceria com o colega Antonio Daud Jr, um curso de discursivas com correção individual , limitado a 50 alunos(as).
Neste curso serão corrigidos (em conteúdo e forma) temas de SST e Direito do Trabalho. Outro atrativo do curso é que iremos elaborar uma aula extra com os erros mais comuns corrigidos pelo universo de alunos matriculados no curso.
—————
Alguns colegas já me enviaram e-mails ou entraram em contato pelo Facebook dizendo que foram muito mal na prova, e que ainda não foi dessa vez. A todos que tiveram um desempenho insuficiente deixo a mensagem de que concurso é assim mesmo: muitas vezes as matérias são alteradas, a Banca muda, o estilo de cobrança muda, então faz parte.
Quem realmente quer passar pode até ficar chateado por alguns dias com este resultado ruim, mas depois é sacudir a poeira e continuar na luta, que uma hora os planos dão certo e seu nome aparecerá na lista de aprovados!
Grande abraço,
Prof Mário Pinheiro
O concurso do Ministério Público da União (MPU) que é um dos mais aguardados do ano,…
Estão abertas as inscrições para o concurso GCM Itabaianinha, prefeitura localizada no estado de Sergipe,…
Fala, estrategistas! Vamos aprender sobre a Acessibilidade: Removendo Obstáculos e Barreiras na Sociedade através da…
Você que deseja participar do próximo concurso EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) já conferiu…
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE TO) divulgou novos detalhes para o concurso do…
O concurso do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE TO) está em fase de escolha…