Ortografia. Acentuação gráfica.
Classes de palavras: substantivo, adjetivo, advérbios, artigo, numeral, interjeição.
Classes de palavras: preposição e conjunção.
Classes de palavras: uso dos pronomes. Colocação pronominal
Classes de palavras: verbos. Tempos e modos verbais.
Correlação e uso de vozes verbais.
Sintaxe: estruturação de orações e períodos (termos da oração).
Sintaxe: estruturação de orações e períodos (relações de coordenação e subordinação entre termos da oração e entre orações).
Concordância verbal e nominal.
Regência verbal e nominal. Crase.
Utilizar e perceber mecanismos de progressão temática, tais como retomadas anafóricas, catáforas, uso de organizadores textuais, de coesivos, etc. Estabelecer relações entre os diversos segmentos do próprio texto e entre textos diferentes. Identificar efeitos de sentido decorrentes do emprego de marcas linguísticas necessárias à compreensão do texto (mecanismos anafóricos e dêiticos, operadores lógicos e argumentativos, marcadores de sequenciação do texto, marcadores temporais, formas de indeterminação do agente). Identificar, em textos dados, as classes de palavras como mecanismos de coesão e coerência textual. Identificar a importância da organização gráfica e diagramação para a coesão e coerência de um texto.
Semântica. Inferir o sentido de palavras a partir do contexto. Analisar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como escolhas lexicais, construções metafóricas) e seus efeitos de sentido. Estabelecer articulação entre informações textuais, inclusive as que dependem de pressuposições e inferências (semânticas, pragmáticas) autorizadas pelo texto, para dar conta de ambiguidades, ironias e opiniões do autor.
Ler, compreender e interpretar textos diversos de diferentes gêneros discursivos, redigidos em Língua Portuguesa e produzidos em situações diferentes e sobre temas diferentes. Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos. Analisar o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e seus efeitos de sentido. Apreender informações não explicitadas, apoiando-se em deduções. Identificar elementos que permitam extrair conclusões não explicitadas no texto. Integrar e sistematizar informações. Identificar objetivos discursivos do texto (informar ou defender uma opinião, estabelecer contato, promover polêmica, humor, etc.). Identificar as diferentes partes constitutivas de um texto. Reconhecer e identificar a estrutura dos gêneros discursivos. Identificar elementos que permitam relacionar o texto lido a outro