Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação.
Princípios gerais da administração (Teorias da Administração)
Planejamento. ferramentas de análise para gestão e planejamento estratégico, tático e operacional; Balanced scorecard, negócio, missão, visão e valores nas organizações; Objetivos estratégicos, estratégias. relacionamento entre estratégias e objetivos estratégicos; Mapa estratégico. (Parte I)
Planejamento. ferramentas de análise para gestão e planejamento estratégico, tático e operacional; Balanced scorecard, negócio, missão, visão e valores nas organizações; Objetivos estratégicos, estratégias. relacionamento entre estratégias e objetivos estratégicos; Mapa estratégico. (Parte II)
Estrutura organizacional.
Controle e Avaliação. indicadores de gestão. gestão pública eficiente, eficaz e efetiva. monitoramento e avaliação
Gestão de clima e cultura organizacional.
Gestão de processos de mudança organizacional. Estratégias para obter sustentação ao processo de mudança.
Sistema de gestão pública: de processos
Gestão da Qualidade: excelência nos serviços públicos. Instrumento para Avaliação da Gestão Pública e Modelo de Excelência em Gestão Pública. PDCA
Gestão de Pessoas: Modelos de Gestão de Pessoas – Evolução dos modelos de gestão de pessoas. Fatores condicionantes de cada modelo. Gestão Estratégica de Pessoas. Possibilidades e limites da gestão de pessoas como diferencial competitivo para o negócio. Possibilidades e limites da gestão de pessoas no setor público. Planejamento de RH.
Métodos de Avaliação de desempenho.
Gestão de Pessoas por Competências.
Treinamento, Desenvolvimento.
Aprendizagem Organizacional.
Administração Pública: Princípios Básicos da Administração Pública. administração gerencial. (Parte I)
Administração Pública: Princípios Básicos da Administração Pública. administração gerencial. (Parte II)
Governança e governabilidade.
Administração e governo – distinções: convergências e diferença entre gestão pública e privada.
Simplificação, racionalização e avaliação dos serviços prestados aos usuários de serviços públicos - Decreto nº 9.094, de 17 de julho de 2017. (Atendimento)
Ética no serviço e gestão.