Processo organizacional: planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação.
Planejamento. Gestão estratégica: planejamento estratégico, tático e operacional. Estratégia. Diagnóstico organizacional. Análise dos ambientes interno e externo. Negócio, missão, visão de futuro, valores (Parte I)
Planejamento. Gestão estratégica: planejamento estratégico, tático e operacional. Estratégia. Diagnóstico organizacional. Análise dos ambientes interno e externo. Negócio, missão, visão de futuro, valores (Parte II)
Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. Estrutura
Direção. Estilos de gestão. Liderança.
Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais. Comunicação.
Controle e avaliação. Indicadores de desempenho. Tipos de indicadores. Variáveis componentes dos indicadores. Critérios de avaliação da gestão pública.
Gestão de clima e cultura organizacional. Cultura organizacional
Gestão de processos de mudança organizacional: Conceito de mudança. Mudança e inovação organizacional. Dimensões da mudança. Estratégias para obter sustentação ao processo de mudança.
Processo decisório e tipos de decisões.
Gestão por Processos. Processos
Gestão da Qualidade: excelência nos serviços públicos. Ciclo PDCA: planejar, fazer, verificar, agir. Avaliação da Gestão Pública – Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.
Gestão de pessoas do quadro próprio e terceirizadas. Gestão de Pessoas: Modelos de Gestão de Pessoas – Evolução dos modelos de gestão de pessoas. Fatores condicionantes de cada modelo. Gestão Estratégica de Pessoas. Possibilidades e limites da gestão de pessoas como diferencial competitivo para o negócio. Possibilidades e limites da gestão de pessoas no setor público. Planejamento de RH.
Gestão de desempenho. Gestão do desempenho.
Gestão de pessoas do quadro próprio e terceirizadas (Gestão por competências)
Gestão de pessoas do quadro próprio e terceirizadas (Recrutamento e seleção)
Gestão de pessoas do quadro próprio e terceirizadas (Treinamento e Desenvolvimento)
Gestão de pessoas do quadro próprio e terceirizadas (Análise e descrição de cargos. Carreira)
Referencial básico de governança aplicável a órgãos e entidades da administração pública do TCU. Princípios básicos de governança.
Gestão de resultados na produção de serviços públicos
Gestão de resultados na produção de serviços públicos (Empreendedorismo Governamental)
Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.
Gestão de risco. Controle interno.
Gestão de risco no setor público
Transparência na Administração Pública: Lei Complementar n° 131/2009 e Lei n° 12.527/2011.