Legislação e ética em Comunicação Social e Jornalismo - Ética. Papel social da comunicação. Código de Ética do Jornalista, regulamentação da profissão de jornalista
Conceitos do Jornalismo (Parte 1) - Definição e elaboração de notícia. Gêneros jornalísticos informativos. Conceitos e gêneros de redação: reportagem, produção e edição de entrevistas. Gêneros jornalísticos opinativos: editorial, crônica, coluna, Pauta e briefing em textos e imagens. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. Linguagem e adequação: terminologia jornalística. Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e Internet. Elementos básicos da linguagem jornalística. Critérios de noticiabilidade no jornalismo.
Conceitos do Jornalismo (Parte 2) - Definição e elaboração de notícia. Gêneros jornalísticos informativos. Conceitos e gêneros de redação: reportagem, produção e edição de entrevistas. Gêneros jornalísticos opinativos: editorial, crônica, coluna, Pauta e briefing em textos e imagens. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. Linguagem e adequação: terminologia jornalística. Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e Internet. Elementos básicos da linguagem jornalística. Critérios de noticiabilidade no jornalismo.
Comunicação digital - Webjornalismo - Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e Internet. Jornalismo digital e novas tecnologias (redes sociais, wiki, blog, podcasts, X (ex-Twitter). Convergência de mídias. Novas tecnologias e a globalização da informação. Massificação x segmentação dos públicos. Interatividade na comunicação.
Webjornalismo - Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e Internet. Jornalismo digital e novas tecnologias (redes sociais, wiki, blog, podcasts, X (ex-Twitter). Convergência de mídias. Novas tecnologias e a globalização da informação. Massificação x segmentação dos públicos. Interatividade na comunicação.
Telejornalismo e radiojornalismo - Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e Internet.
Projeto gráfico - Processo gráfico: conceito de editoração, preparação de originais. Projeto gráfico: diagramação, tipologia - caracteres e medidas, justificação, formatos de publicações, mancha gráfica e margens. Planejamento editorial: ilustrações, cores, técnicas de impressão, redação do texto, visual da publicação.
Teorias do Jornalismo - Teoria do Jornalismo: conceitos, paradigmas, principais teorias. A questão da imparcialidade e da objetividade no Jornalismo. Critérios de noticiabilidade no jornalismo.
Assessoria de imprensa - Assessoria de imprensa: o papel do assessor nos órgãos públicos: funções do assessor de imprensa, veículos de comunicação internos e externos (house organ, revista, newsletter), edição de jornais, boletins e revistas institucionais. Produção de informação on-line, técnicas de Intranet. Produção de releases para jornal, rádio e tevê, comunicados e notas oficiais. Produção de clippings e clipping eletrônico. Comunicação e gerenciamento de Crise. Assessoria de imprensa. Media training. Relacionamento com a imprensa.
Comunicação organizacional - Comunicação, responsabilidade social e sustentabilidade. Comunicação e imagem pública. Atividades jornalísticas no âmbito da comunicação organizacional.
Opinião pública - Opinião pública: técnicas, pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico e avaliação de resultados.
Teorias da Comunicação - Teorias da comunicação: principais escolas e pensadores. Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. Indústria cultural e a teoria crítica.
Pesquisa em comunicação - Pesquisas quantitativas e qualitativas.
Publicidade e Propaganda (parte 1) - Noções de propaganda e marketing.
Publicidade e Propaganda (parte 2) - Noções de propaganda e marketing.
Marketing - Marketing institucional. Noções de propaganda e marketing.
Gerenciamento de marcas - Credibilidade e reputação da marca.
História da comunicação - História da Mídia. História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil.
Noções de Relações Públicas - Cerimonial e protocolo. Organização de eventos.