Legislação e ética em comunicação social - Ética. Papel social da comunicação. Código de Ética do Jornalista, regulamentação da profissão de jornalista, Constituição da República, Código Brasileiro de Telecomunicações, Código de Ética da Radiodifusão. Regulamentação x desregulamentação: legislação, tendências nacionais e internacionais.
Conceitos do Jornalismo (Parte 1) - Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em textos e imagens. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. Linguagem e adequação: terminologia jornalística. Critérios de noticiabilidade no jornalismo. Elementos básicos da linguagem jornalística.
Conceitos do Jornalismo (Parte 2) - Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em textos e imagens. Técnicas de redação jornalística: lead, sublead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. Linguagem e adequação: terminologia jornalística. Critérios de noticiabilidade no jornalismo. Elementos básicos da linguagem jornalística.
Webjornalismo - Convergência de mídias. Novas tecnologias e a globalização da informação. Massificação x segmentação dos públicos. Interatividade na comunicação. Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e Internet.
Telejornalismo e radiojornalismo - Variações da técnica jornalística em veículos: televisão, rádio e Internet.
Projeto gráfico - Processo gráfico: conceito de editoração, preparação de originais. Projeto gráfico: diagramação, tipologia - caracteres e medidas, justificação, formatos de publicações, mancha gráfica e margens. Planejamento editorial: ilustrações, cores, técnicas de impressão, redação do texto, visual da publicação.
Comunicação organizacional - Imagem organizacional e Comunicação Integrada. Comunicação Integrada nas organizações. Comunicação em empresas públicas. Comunicação empresarial. Produção de informação on-line, técnicas de Intranet.
Assessoria de Imprensa - Produção de releases para jornal, rádio e tevê, comunicados e notas oficiais. Produção de clippings e clipping eletrônico. Assessoria de imprensa: o papel do assessor nos órgãos públicos: funções do assessor de imprensa, veículos de comunicação internos e externos (house organ, revista, newsletter), edição de jornais, boletins e revistas institucionais. Relacionamento com a imprensa. Atividades jornalísticas no âmbito da comunicação organizacional. Assessoria de imprensa. Media training. Comunicação e gerenciamento de Crise.
Noções de Publicidade (Parte 1) - Noções de propaganda e marketing.
Noções de Publicidade (Parte 2) - Noções de propaganda e marketing.
Marketing - Noções de propaganda e marketing.
Teorias da Comunicação - O processo da comunicação. Teorias da comunicação: principais escolas e pensadores. Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. Indústria cultural e a teoria crítica.
História da Comunicação - História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil. História da Mídia.
Opinião Pública - Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico.
Comunicação pública - Comunicação e opinião pública. Comunicação e imagem pública. Comunicação em empresas públicas.
Pesquisa em comunicação - Público, massa e audiência. Tipos e técnicas de pesquisas de opinião. Instrumentos de controle e avaliação de resultados. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. Pesquisas quantitativas e qualitativas.
Teorias do Jornalismo - Teoria do Jornalismo: conceitos, paradigmas, principais teorias. A questão da imparcialidade e da objetividade no Jornalismo.
Gerenciamento de marcas - Credibilidade e reputação da marca.
Noções de Relações Públicas - Cerimonial e protocolo. Organização de eventos.