Processo administrativo. Funções de administração. Planejamento, organização, direção e controle.
Planejamento. Fundamentos de estratégia. Processo de planejamento. Ciclo do planejamento. Análise de ambiente, missão, visão, valores e objetivos estratégicos. Ferramenta de análise de cenário interno e externo (matriz SWOT). Balanced Scorecard. Planejamento tático. Planejamento operacional. Ferramentas de análise para gestão e planejamentos estratégico, tático e operacional (Parte I)
Planejamento. Fundamentos de estratégia. Processo de planejamento. Ciclo do planejamento. Análise de ambiente, missão, visão, valores e objetivos estratégicos. Ferramenta de análise de cenário interno e externo (matriz SWOT). Balanced Scorecard. Planejamento tático. Planejamento operacional. Ferramentas de análise para gestão e planejamentos estratégico, tático e operacional (Parte II)
Direção. Liderança nas Organizações.
Teorias Motivacionais. Tópicos de Comportamento Organizacional: satisfação, comprometimento e engajamento no trabalho. Aspectos do comportamento humano nas organizações: variáveis intrínsecas e extrínsecas determinantes do comportamento.
Controle. Indicadores e sistema de medição de desempenho organizacional.
Clima e cultura organizacionais.
Processo de mudança. Mudança organizacional, forças internas e externas, o papel do agente e métodos de mudança. Mudança Organizacional.
Processos de análise e tomada de decisão.
Gestão de processos organizacionais. Conceitos da abordagem por processos. Cadeia de valor de organizações públicas. Desenho, análise, padronização e melhoria de processos. Construção e mensuração de indicadores de processos. Reengenharia
Gestão de projetos. Elaboração, análise, avaliação e gerenciamento de projetos. Principais características dos modelos de gestão de projetos.
Novas tecnologias gerenciais. Qualidade. Impactos sobre a configuração das organizações públicas e sobre os processos de gestão. Ferramentas e técnicas para melhoria contínua: ciclo PDCA, benchmarking, diagrama de Ishikawa, 5W2H, entre outros.
Equipes e Grupos de Trabalho.
Gestão de pessoas no setor público. Gestão Estratégica de Pessoas (Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas)
Gestão do Desempenho. Métodos e Técnicas de Avaliação do Desempenho Humano nas Organizações.
Gestão Estratégica de Pessoas (Recrutamento e seleção)
Treinamento. Treinamento, desenvolvimento e educação nas organizações. Elaboração de projetos de desenvolvimento de pessoas: fases, procedimentos, diagnóstico, planejamento, execução, acompanhamento e avaliação.
Aprendizagem nas organizações (Gestão do conhecimento)
Gestão de cargos e carreiras no setor público.
Qualidade de Vida no Trabalho.
Gestão de conflitos (Negociação)
Governança e gestão pública. Governabilidade e governança. Referencial básico de governança pública organizacional – TCU (Conceitos Gerais). Accountability.
Decreto nº 9.203/2017 (com alterações do Decreto nº 9.901/2019).
Gestão de risco no setor público
Gestão de risco. Controle interno.