Importância do estudo da psicologia jurídica. Psicologia e direito. Problemas atuais da psicologia com reflexos no direito. Inovações e alterações legislativas.
Psicologia e comunicação. Relacionamento interpessoal. Relacionamento do magistrado com a sociedade e a mídia. Assédio moral e assédio sexual.
Teoria do conflito e mecanismos autocompositivos. Técnicas de negociação e mediação. Psicologia da conciliação. Psicologia do testemunho. Depoimento sem dano (depoimento especial). O processo psicológico e a obtenção da verdade judicial. Comportamento das partes e das testemunhas. Fatores psicológicos na decisão judicial.
Interdisciplinaridade nos casos judiciais complexos. Vitimologia. Psicologia das pessoas; famílias vitimizadas.
Técnicas de entrevista. Entrevista motivacional: conceitos e aplicações. Psicodiagnóstico
Teorias da personalidade.
Testes psicológicos. Tipos de testes. Testes de habilidades. Testes de personalidade. Técnicas projetivas. Testes psicomotores. Diagnóstico diferencial.
Psicologia da saúde: fundamentos e prática. Abuso de substâncias: definição, características e intervenções. Suporte à pessoa em crise psíquica. Trabalho em equipe interprofissional: relacionamentos e competências.
Programas em saúde mental. Atuação em programas de prevenção e intervenção de saúde mental no trabalho. Técnicas de aconselhamento psicológico.
Transformações no mundo do trabalho e mudanças nas organizações. Estrutura organizacional na administração pública. Análise e desenvolvimento organizacional. Cultura e clima organizacional. Motivação, satisfação e comprometimento. Preparação para a aposentadoria
Liderança e poder nas organizações. Processo de comunicação nas organizações. Grupos nas organizações. Abordagens, modelos de intervenção e dinâmica de grupo. Equipes de trabalho e desempenho organizacional em diferentes organizações.
Psicodinâmica do trabalho. Trabalho, subjetividade e saúde psíquica. Fatores psicossociais da DORT e outros distúrbios relacionados ao trabalho. Síndrome de burnout. Segurança no trabalho e saúde ocupacional. Ergonomia. Saúde no trabalho e gerenciamento do estresse.
Recrutamento e seleção na administração pública: identificação de talentos. Apresentação de resultados (laudos, relatórios e listas de classificação). Desligamento: entrevista de desligamento. Treinamento e desenvolvimento de pessoal. Gestão por competências. Critérios de reconhecimento do trabalho e recompensas profissionais.
Orientação, acompanhamento e readaptações profissionais. Entrevista de acompanhamento. Pesquisa e intervenção nas organizações: planejamento, instrumentos (escalas, questionários, documentos, entrevistas, observações), procedimentos e análise.
Mediação: diagnóstico e gerenciamento de conflitos interpessoais e organizacionais. Gestão de comportamento nas organizações.