Conceitos introdutórios de administração
Teoria Geral dos Sistemas (Teorias da administração)
Gestão Organizacional: Planejamento Estratégico: definições de estratégia, condições necessárias para se desenvolver a estratégia, questões-chave em estratégia. Processos associados: formação de estratégia, análise, formulação, formalização, decisão e implementação. Metas estratégicas e resultados pretendidos. Ferramentas de análise de cenário interno e externo. Balanced Scorecard (Parte I)
Gestão Organizacional: Planejamento Estratégico: definições de estratégia, condições necessárias para se desenvolver a estratégia, questões-chave em estratégia. Processos associados: formação de estratégia, análise, formulação, formalização, decisão e implementação. Metas estratégicas e resultados pretendidos. Ferramentas de análise de cenário interno e externo. Balanced Scorecard (Parte II)
Características das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. Descentralização x centralização.
Poder e autoridade. Liderança
Motivação e satisfação no trabalho.
Indicadores de desempenho (Controle)
Processo de mudança: mudança organizacional, forças internas e externas. O papel do agente e métodos de mudança.
Tomada de decisão. O processo racional de solução de problemas: fatores que afetam a decisão, tipos de decisões.
Modelagem organizacional: conceitos básicos. Identificação e delimitação de processos de negócio. Técnicas de mapeamento, análise, simulação e modelagem de processos. Construção e mensuração de indicadores de processos.
Gestão de projetos: planejamento, execução, monitoramento, controle, encerramento. Escritório de Projetos.
Excelência nos serviços públicos, excelência na gestão dos serviços públicos (Gestão da Qualidade)
Educação, capacitação e desenvolvimento: educação corporativa, educação à distância, planejamento, desenvolvimento e objetivos do ensino, avaliação.
Análise e descrição de cargos.
A evolução da Administração Pública e a reforma do Estado (Parte I)
A evolução da Administração Pública e a reforma do Estado (Parte II)
Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada
Conceitos iniciais de Auditoria
Planejamento de auditoria. Papéis de trabalho
Auditoria governamental: tipos e formas
Gestão de risco do setor público