Conceitos Introdutórios. Processo administrativo. Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle.
Planejamento. Planejamentos estratégico, tático e operacional. Gestão Estratégica. Estratégia Organizacional. (Parte I)
Planejamento. Planejamentos estratégico, tático e operacional. Gestão Estratégica. Estratégia Organizacional. (Parte II)
Organização. Estrutura organizacional e critérios de departamentalização.
Função Direção. Liderança.
Comunicação. Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
Controle e avaliação. Indicadores. Tipos de indicadores. Variáveis componentes dos indicadores.
Gestão da Qualidade: excelência nos serviços públicos. Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. Ferramentas de gestão da qualidade. Modelo da fundação nacional da qualidade.
Administração pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático. A nova gestão pública.
Evolução da administração pública no Brasil. Reformas administrativas.
Governança, Governabilidade e accountability.
Transparência na administração pública.
Gestão de resultados na produção de serviços públicos.
Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.
Empreendedorismo Governamental.
Mudanças institucionais: conselhos, Organizações Sociais, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), agência reguladora, agência executiva.
Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo).
Processo de formulação e desenvolvimento de políticas: construção de agendas, formulação de políticas, implementação de políticas.
As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo. Descentralização e democracia. Participação, atores sociais e controle social. Gestão local, cidadania e equidade social