Ética e legislação na comunicação; Legislação e código de ética do jornalista; a ética nas diferentes plataformas e nas empresas jornalísticas.
Conceitos do Jornalismo (Parte 1) - Reportagem e a identificação da notícia, produção de pauta; Técnicas de entrevista, reportagem, pesquisa jornalística e de redação jornalística; Gêneros e formatos jornalísticos para diferentes meios de comunicação; Produção e edição textuais; Narrativas audiovisuais e edição jornalística para diferentes janelas;
Conceitos do Jornalismo (Parte 2) - Reportagem e a identificação da notícia, produção de pauta; Técnicas de entrevista, reportagem, pesquisa jornalística e de redação jornalística; Gêneros e formatos jornalísticos para diferentes meios de comunicação; Produção e edição textuais; Narrativas audiovisuais e edição jornalística para diferentes janelas;
Radiojornalismo e Telejornalismo - Narrativas audiovisuais e edição jornalística para diferentes janelas;
Noções de marketing - Comunicação integrada ao marketing
Comunicação organizacional - Comunicação Organizacional; Planejamento estratégico da Comunicação; Comunicação Corporativa: gestão, imagem, posicionamento.
Assessoria de Imprensa - Assessoria de Imprensa: atividade, planejamento, ferramentas e avaliação. Mídia training. Gestão de Crises; Métricas de avaliação em mídias sociais, assessoria de imprensa e comunicação interna.
Opinião Pública - opinião pública e suas implicações institucionais e políticas.
Comunicação Pública - Comunicação Pública: conceito, objetivos e aplicação;
Noções de Publicidade e Relações Públicas - Fronteiras com a Publicidade e as Relações Públicas.
Teorias da Comunicação - Teorias da Comunicação: escolas, paradigmas e modelos; Comunicação e cultura de massa; Os estudos culturais na comunicação;
Sociologia da Comunicação
Teorias do Jornalismo - Jornalismo: Teorias do Jornalismo e critérios de noticiabilidade;
Jornalismo digital - Comunicação digital e os desafios da informação na contemporaneidade; O fenômeno das fake news. Chat GTP, redes sociais e informação. Mídias Web e Digitais; Mídias Sociais (LinkedIn, Facebook, Instagram, Twitter, wikis, blogs, podcasts); Webjornalismo, hipertexto, hipermídia; Ciberjornalismo: tecnologia e informação. Jornalismo em plataformas digitais: planejamento, produção, instrumentos e estratégias de divulgação.
Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade