Conceitos introdutórios de administração
Fundamentos e teorias administrativas: Principais escolas; características básicas e contribuições.
Planejamento Estratégico: conceitos; princípios; etapas; níveis e métodos (Parte I)
Planejamento Estratégico: conceitos; princípios; etapas; níveis e métodos (Parte II)
Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização.
Cultura e Clima Organizacional: conceitos e elementos.
Gestão de Processos: definições; componentes; características; ciclo de vida; ferramentas; benefícios; objetivos do mapeamento; cadeia de valor; níveis de detalhamento dos processos; notação; ferramentas de mapeamento; projeto de mapeamento e indicadores.
Excelência nos serviços públicos. Gestão da Qualidade. Gestão Estratégica da Qualidade. Modelo de Excelência em Gestão.
Gestão de Pessoas: conceitos; estratégias de RH; sistemas integrados de RH e indicadores estratégicos. (objetivos, desafios e características da Gestão de Pessoas)
Avaliação de Desempenho. Gerenciamento de Desempenho.
Gestão estratégica de pessoas por competências
Treinamento e Desenvolvimento.
Gestão de Conflitos (Negociação)
O paradigma do cliente na gestão pública. (Modelos Teóricos de Administração Pública – Parte I)
O paradigma do cliente na gestão pública. (As reformas administrativas – Parte II)
Gestão de resultados na produção de serviços públicos.
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público.
Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.