Legislação e Ética em Comunicação Social - Código de Ética do Jornalista, Regulamentação da profissão de jornalista. Regulamentação versus desregulamentação: tendências nacionais. Legislação em comunicação social. A questão da imparcialidade e da objetividade. Ética. Propriedade cruzada dos meios de comunicação.
Conceitos do Jornalismo (Parte 1) - Gêneros de redação: Princípios gerais da pauta: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, release. Técnicas de redação jornalística: lead, sub-lead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição.
Conceitos do Jornalismo (Parte 2) - Gêneros de redação: Princípios gerais da pauta: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, release. Técnicas de redação jornalística: lead, sub-lead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição.
Telejornalismo e Radiojornalismo - Gêneros de redação: Princípios gerais da pauta: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, release. Técnicas de redação jornalística: lead, sub-lead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição.
Webjornalismo - Técnicas de planejamento, criação e direção de produtos para comunicação digital e mídias digitais; linguagem das mídias digitais. A linguagem adaptada aos diferentes públicos. Novas tecnologias e a globalização da informação. Massificação versus segmentação dos públicos. Interatividade na comunicação. Comunicação digital e os desafios da informação na contemporaneidade. O fenômeno das fake news. Jornalismo em plataformas digitais: planejamento, produção, instrumentos e estratégias de divulgação. Gestão de conteúdo em mídias sociais.
Comunicação Pública - Comunicação Pública: Conceito, objetivos e aplicações. Comunicação administrativa.
Teorias da Comunicação - Teoria da comunicação. Papel social da comunicação. Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. A questão da imparcialidade e da objetividade.
Opinião pública - 4. Opinião pública e suas implicações institucionais e políticas. Propriedade cruzada dos meios de comunicação.
Comunicação organizacional - Comunicação Institucional: Conceito e aplicações. Gerenciamento de marca. Estratégias de divulgação na comunicação digital. Conceito de comunicação integrada. Políticas de comunicação nas organizações. Identidade organizacional, imagem e reputação. Comunicação interna: conceito, objetivos, planejamento e ferramentas.
Eventos - Organização de eventos: planejamento e avaliação.
Assessoria de imprensa - Métricas de avaliação - em mídias sociais, assessoria de imprensa e comunicação interna. Assessoria de Imprensa: atividade, planejamento, ferramentas e avaliação. Gerenciamento de crises: técnicas e ferramentas.
História da Comunicação - Comunicação Social no Brasil: História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil.
A comunicação social no âmbito do Poder Judiciário: Resolução n. 085/2009 CNJ - Comunicação Social no âmbito do Poder Judiciário.