Planejamento e avaliação nas políticas públicas. Conceitos básicos de planejamento. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros.
Avaliação de programas e projetos. Tipos de avaliação. Análise custo/benefício e análise custo-efetividade.
As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado. Reforma do serviço civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e Reforma do aparelho do estado.
Gestão estratégica de pessoas. Possibilidades e limites da gestão de pessoas como diferencial competitivo para o negócio. Processos de gestão de pessoas nas organizações.
Gestão de pessoas por competências. Conceito e tipologia de competências. Conceitos de complexidade da atividade e de espaço ocupacional. Competência como elo entre indivíduo e organização. Modelo integrado de gestão por competências e resultados. Mapeamento de perfis profissionais por competências. Identificação e priorização de competências importantes para o negócio.
Gestão do desempenho. Feedback e Feedforward.
Mudanças institucionais. Conselhos, organizações sociais, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), agência reguladora, agência executiva.
Educação corporativa. Planejamento de Carreira. Critérios de reconhecimento e recompensa.
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público.
Processos participativos de gestão pública. Conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade
Accountability. Governabilidade e governança.
Transparência da administração pública. Controle social e cidadania. Intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo).
Excelência nos serviços públicos.
Gestão por resultados na produção de serviços públicos.
Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
Formulação de programas e projetos.
Processo de formulação e desenvolvimento de políticas. Construção de agendas, formulação de políticas, implementação de políticas. As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo. Descentralização e democracia. Participação, atores sociais e controle social. Gestão local, cidadania e equidade social.