Processo administrativo. Funções de administração. Planejamento, organização, direção e controle.
Processo de planejamento. Planejamento estratégico. Visão, missão e análise SWOT, matriz GUT e ferramenta 5W2H. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Planejamento e avaliação nas políticas públicas. Conceitos básicos de planejamento. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros.
Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças.
Organização. Estrutura organizacional. Tipos de departamentalização. Características, vantagens e desvantagens de cada tipo. Organização informal. Descentralização e delegação.
Controle. Características. Tipos, vantagens e desvantagens. Sistema de medição de desempenho organizacional. Indicadores de Desempenho. Tipo. Variáveis. Avaliação de programas e projetos. Tipos de avaliação. Análise custo-benefício e análise custo-efetividade.
Gestão de pessoas. Equilíbrio organizacional. Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas. Gestão estratégica de pessoas. Processos de gestão de pessoas nas organizações.
Recrutamento e seleção de pessoas. Objetivos e características. Principais tipos, características, vantagens e desvantagens. Principais técnicas de seleção de pessoas. Características, vantagens e desvantagens.
Análise e descrição de cargos. Capacitação de pessoas. Educação corporativa. Critérios de reconhecimento e recompensa.
Gestão de desempenho. Feedback e Feedforward. Planejamento de Carreira.
Gestão por competências. Conceito e tipologia de competências. Conceitos de complexidade da atividade e de espaço ocupacional. Competência como elo entre indivíduo e organização. Modelo integrado de gestão por competências e resultados. Possibilidades e limites da gestão de pessoas como diferencial competitivo para o negócio. Identificação e priorização de competências importantes para o negócio. Mapeamento de perfis profissionais por competências.
Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. Ferramentas de gestão da qualidade.
Gestão de processos. Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos. BPM.
Evolução da administração. principais abordagens da administração (clássica até contingencial).
Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas.
Gestão de projetos. Elaboração, análise e avaliação de projetos. Principais características dos modelos de gestão de projetos. Projetos e suas etapas. Formulação de programas e projetos. Gestão de projetos. Elaboração, análise e avaliação de projetos.