Processo organizacional: planejamento, direção, coordenação, comunicação, controle e avaliação.
Planejamento. Gestão estratégica: planejamento estratégico, tático e operacional (Parte I)
Planejamento. Gestão estratégica: planejamento estratégico, tático e operacional (Parte II)
Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização.
Direção, coordenação. Liderança.
Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais. Comunicação.
Tipos de decisão e processo decisório.
Gestão da Qualidade: excelência nos serviços públicos.
Gestão de pessoas do quadro próprio e terceirizadas. (Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas)
Gestão e avaliação de desempenho. Feedback
Mapeamento de perfis profissionais por competências.
Gestão de pessoas do quadro próprio e terceirizadas (Recrutamento e seleção)
Gestão de pessoas do quadro próprio e terceirizadas (Treinamento e Desenvolvimento)
Gestão de pessoas do quadro próprio e terceirizadas (Análise e descrição de cargos. Carreira)
Accountability. Governabilidade e governança.
Transparência da administração pública. Controle social e cidadania.
Gestão de resultados na produção de serviços públicos
Gestão de resultados na produção de serviços públicos (Empreendedorismo Governamental)
Processos participativos de gestão pública. Conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada.