Conceitos e princípios fundamentais em Administração. Funções da Administração. Processo administrativo.
Escolas do pensamento administrativo. Teorias administrativas
Administração estratégica - Processo de planejamento. Análise competitiva. Planejamento estratégico. Balanced Scorecard. Planejamento baseado em cenários. Vantagem competitiva. Análise da rivalidade no setor. Planejamento público: planos (Parte I)
Administração estratégica - Processo de planejamento. Análise competitiva. Planejamento estratégico. Balanced Scorecard. Planejamento baseado em cenários. Vantagem competitiva. Análise da rivalidade no setor. Planejamento público: planos (Parte II)
Organogramas; estrutura organizacional. Centralização versus descentralização.
Chefia e liderança. Liderança.
Controle administrativo e indicadores de desempenho. Indicadores de desempenho.
Comportamento organizacional - Cultura organizacional.
Processo decisório - Técnicas de análise. Tipos de decisões. Solução de problemas.
Gestão — Gestão de processos: análise de processos; cadeia de valor; desenho de processos
Gestão de projetos: projetos como instrumento de ação estratégica; ciclo de projetos; escritório de projetos. Avaliação de programas e projetos públicos
Gestão estratégica de pessoas (objetivos, desafios e características da Gestão de Pessoas)
Treinamento e desenvolvimento.
Gestão da informação e do conhecimento.
Cargos. Planos de carreira.
Salários. Benefícios sociais.
Negociação (Gestão de Conflitos)
Administração Pública - paradigmas da Administração Pública e reformas administrativas: Administração Pública burocrática; estado do bem- estar social; a nova gestão pública; fundamentos (Parte I)
Administração Pública - paradigmas da Administração Pública e reformas administrativas: Administração Pública burocrática; estado do bem- estar social; a nova gestão pública; fundamentos (Parte II)
Teoria da agência. A nova governança pública. Governança: princípios da governança; fundamentos e governança pública, governança dos espaços comuns; governabilidade; accountability.
Gestão por resultados no setor público: metodologias de gestão
Gestão por resultados no setor público: metodologias de gestão (Empreendedorismo Governamental)
Flexibilização da ação estatal: redes e parcerias com organizações da sociedade civil.
Mudanças institucionais: conselhos; organizações sociais; organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIP); agência reguladora; agência executiva
Políticas públicas: formulação e avaliação de políticas públicas; Estado e políticas públicas; o processo de política pública; as instituições e as políticas públicas; arranjos institucionais e política pública (Parte I)
Políticas públicas: formulação e avaliação de políticas públicas; Estado e políticas públicas; o processo de política pública; as instituições e as políticas públicas; arranjos institucionais e política pública (Parte II)
Responsabilidade socioambiental das organizações.