Processo administrativo. Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle.
Evolução da administração. principais abordagens da administração (clássica até contingencial).
Processo de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT, matriz GUT e ferramenta 5W2H. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced scorecard. Planejamento e avaliação nas políticas públicas. Conceitos básicos de planejamento. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. (Parte I)
Processo de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT, matriz GUT e ferramenta 5W2H. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced scorecard. Planejamento e avaliação nas políticas públicas. Conceitos básicos de planejamento. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. (Parte II)
Organização. Estrutura organizacional. Tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens de cada tipo. Organização informal. Descentralização e delegação.
Comunicação. Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
Controle. Características. Tipos, vantagens e desvantagens. Sistema de medição de desempenho organizacional.
Gestão de processos. Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos. BPM.
Gestão de projetos. Elaboração, análise e avaliação de projetos. Principais características dos modelos de gestão de projetos. Projetos e suas etapas. Formulação de programas e projetos. Avaliação de programas e projetos Gestão de projetos. Elaboração, análise e avaliação de projetos.
Qualidade na Administração Pública. Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. Ferramentas de gestão da qualidade.
Gestão de pessoas. Equilíbrio organizacional. Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas.
Recrutamento e seleção de pessoas. Objetivos e características. Principais tipos, características, vantagens e desvantagens. Principais técnicas de seleção de pessoas: características, vantagens e desvantagens.
Administração de pessoal. (Gestão do conhecimento. Educação Corporativa. Organizações de aprendizagem.)
Administração de pessoal. (Qualidade de vida no trabalho.)
Análise e descrição de cargos. Carreira.
Administração de pessoal. (Salários e benefícios.)
Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão pública. Plano de Reforma do Aparelho do Estado. As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado; reforma do serviço civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e reforma do aparelho do Estado. Administração Pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático; o Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem-estar, o Estado regulador. (Parte I)
Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão pública. Plano de Reforma do Aparelho do Estado. As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado; reforma do serviço civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e reforma do aparelho do Estado. Administração Pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático; o Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem-estar, o Estado regulador. (Parte II)
Governança, governabilidade e accountability na Administração Pública.
Transparência na Administração Pública. controle social e cidadania;
Gestão por resultados na produção de serviços públicos.
Gestão por resultados na produção de serviços públicos. (Empreendedorismo Governamental)
Intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo).
Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Mudanças institucionais: conselhos, organizações sociais, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), agência reguladora, agência executiva, consórcios públicos.
Processo de formulação e desenvolvimento de políticas: construção de agendas, formulação de políticas, implementação de políticas, financiamento de políticas públicas, indicadores de desempenho de políticas públicas. Tipos de avaliação. Análise custo-benefício e análise custo-efetividade.
As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo; descentralização e democracia; participação, atores sociais e controle social; gestão local, cidadania e equidade social.