Conceito, evolução. Auditoria interna e externa: papéis. (Conceitos iniciais de auditoria)
Planejamento de auditoria. Termos da auditoria e estratégia global de auditoria. Escopo do trabalho. Documentação da auditoria.
Técnicas e procedimentos: inspeção documental, inspeção física, reexecução, recálculo, observação direta, entrevista indagação, circularização, conciliação, procedimentos de revisão analítica, cruzamento eletrônico de dados. Suficiência e adequação das evidências.
Métodos de amostragem aplicáveis às auditorias: por atributos e por unidade monetária. Supervisão e Controle de Qualidade.
Materialidade. Avaliação dos riscos gerais do trabalho, dos riscos inerentes e de controle. Modelo de risco de auditoria. Respostas do auditor aos riscos gerais do trabalho. Respostas do auditor aos riscos de distorção relevante ou residuais (natureza, época e extensão). (Materialidade, relevância e risco)
Técnicas para obtenção do entendimento do objeto e de seu ambiente. (Controle interno)
Auditorias de conformidade, financeira e operacional. Conceitos, características e finalidades. Outros instrumentos de fiscalização: levantamento, monitoramento, acompanhamento e inspeção. (Auditoria governamental: tipos e formas. Instrumentos de Fiscalização)
Tipos de opinião de auditoria em trabalhos de asseguração razoável.(Relatório de Auditoria)
Auditoria governamental segundo a INTOSAI (International Organization of Supreme Audit Institutions). Normas internacionais para o exercício profissional da auditoria. Normas da INTOSAI: princípios fundamentais de auditoria e código de ética do setor público (ISSAIs 100, 130). (Normas da Intosai)
Matriz de Planejamento. Matriz de Achados e Matriz de Responsabilização. Normas de auditoria do TCU (Portaria- TCU nº 280/2010) (Normas do TCU)
Normas para a tomada e prestação de contas dos administradores e responsáveis da Administração Pública Federal, para fins de julgamento pelo Tribunal de Contas da União. (IN-TCU 84, de 22 de abril de 2020).
Manual de Auditoria Operacional do TCU (MAO)