Administração Pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático; o Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem-estar, o Estado regulador.
As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado; reforma do serviço civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e reforma do aparelho do Estado.
Accountability. Governabilidade e governança. Governança no setor público. Papel e importância. Governança e accountability. Governança e governabilidade. Princípios da governança pública.
Transparência da administração pública; controle social e cidadania. Transparência
Gestão por resultados na produção de serviços públicos.
Gestão por resultados na produção de serviços públicos (Empreendedorismo Governamental)
Intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo).
Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Mudanças institucionais: conselhos, organizações sociais, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), agência reguladora, agência executiva, consórcios públicos.
Processo de formulação e desenvolvimento de políticas: construção de agendas, formulação de políticas, implementação de políticas, financiamento de políticas públicas. Tipos de avaliação. Análise custo-benefício e análise custo-efetividade.
As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo; descentralização e democracia; participação, atores sociais e controle social; gestão local, cidadania e equidade social.
Planejamento nas políticas públicas. Conceitos básicos de planejamento. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros (Parte I)
Planejamento nas políticas públicas. Conceitos básicos de planejamento. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros (Parte II)
Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
Indicadores de desempenho de políticas públicas. Avaliação nas políticas públicas
Formulação de programas e projetos. Avaliação de programas e projetos. Gestão de projetos. Elaboração, análise e avaliação de projetos.
Administração de pessoal. (objetivos, desafios e características da Gestão de Pessoas)
Administração de pessoal (Gestão de desempenho)
Administração de pessoal (Gestão por competências)
Administração de pessoal (Recrutamento e seleção)
Administração de pessoal (Treinamento e Desenvolvimento. Educação Corporativa)
Administração de pessoal (Análise e Descrição de Cargos. Carreiras)