Funções de administração: planejamento, organização, direção e controle. Papéis e habilidades do administrador.
Evolução da administração. Principais abordagens da administração (clássica até contingencial).
Planejamento. Planejamento estratégico: conceitos, princípios, etapas, níveis, métodos e ferramentas. Negócio, missão, visão de futuro, valores. Análise de ambiente interno e externo. Ferramentas de análise de ambiente: análise SWOT, análise de cenários, matriz GUT, ferramenta 5W2H. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced Scorecard. Parte I
Planejamento. Planejamento estratégico: conceitos, princípios, etapas, níveis, métodos e ferramentas. Negócio, missão, visão de futuro, valores. Análise de ambiente interno e externo. Ferramentas de análise de ambiente: análise SWOT, análise de cenários, matriz GUT, ferramenta 5W2H. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced Scorecard. - Parte II
Organização: princípios de organização; estrutura organizacional; departamentalização; centralização e descentralização.
Direção. Liderança e poder. Teorias da liderança.
Direção. Empoderamento (Empowerment) – (Motivação)
Controle. Controle administrativo: indicadores de desempenho. Tipos de indicadores. Variáveis componentes dos indicadores. Conceitos de eficiência, eficácia e efetividade.
Cultura organizacional. Clima organizacional.
Melhores práticas (Benchmarking). Gestão de processos. Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos. Business Process Management (BPM).
Gestão de projetos. Conceito de projeto e seus elementos. Planejamento de projetos. Execução de projetos. Monitoramento e Controle de projetos. Avaliação de projetos. Principais características dos modelos de gestão de projetos. Ciclos de vida dos projetos.
Qualidade na Administração Pública. Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. Ferramentas de gestão da qualidade. Gerenciamento pelas diretrizes. Gestão como melhoria contínua (Kaizen). O ciclo do planejamento em organizações (PDCA)
Gestão de pessoas. Equilíbrio organizacional. Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas. Gestão participativa.
Recrutamento e seleção de pessoas. Objetivos e características. Principais tipos, características, vantagens e desvantagens. Principais técnicas de seleção de pessoas: características, vantagens e desvantagens.
Análise e descrição de cargos.
Qualidade de Vida no trabalho.
Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão pública. Plano de Reforma do Aparelho do Estado (Parte I)
Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão pública. Plano de Reforma do Aparelho do Estado (Parte II)
Accountability. Governabilidade e governança. Princípios de governança pública.
Transparência da administração pública. Controle social e cidadania.
Gestão por resultados na produção de serviços públicos.
Gestão por resultados na produção de serviços públicos (Empreendedorismo Governamental)
Intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo).
Processos participativos de gestão pública. Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Políticas públicas. O ciclo das políticas públicas (construção de agenda, formulação da política, processo decisório, implementação e avaliação). Corrupção e políticas públicas: fatores que influenciam a incidência de corrupção e fatores que promovem a qualidade das políticas públicas (Parte I)
Políticas públicas. O ciclo das políticas públicas (construção de agenda, formulação da política, processo decisório, implementação e avaliação). Corrupção e políticas públicas: fatores que influenciam a incidência de corrupção e fatores que promovem a qualidade das políticas públicas (Parte II)
Gestão de risco. Controle interno segundo Coso
Gestão de risco no setor público