Administração pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático; o Estado oligárquico e patrimonial, o Estado burocrático, o Estado do bem-estar, o Estado regulador.
As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado; reforma do aparelho do Estado.
Planejamento nas políticas públicas. Conceitos básicos de planejamento. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. (Parte I)
Planejamento nas políticas públicas. Conceitos básicos de planejamento. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. (Parte II)
Avaliação nas políticas públicas. Avaliação de programas e projetos. Tipos de avaliação.
Transparência da administração pública. Controle social e cidadania.
Accountability. Governabilidade e governança.
Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
Excelência nos serviços públicos.
Gestão de processos. Conceitos da abordagem por processos.
Gestão de projetos. Elaboração, análise e avaliação de projetos. Principais características dos modelos de gestão de projetos. Projetos e suas etapas. Formulação de programas e projetos.
Gestão de pessoas por competências.
Administração de pessoal.
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público.
Mudanças institucionais: conselhos, organizações sociais, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), agência reguladora, agência executiva.
Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Gestão por resultados na produção de serviços públicos.
Processo de formulação e desenvolvimento de políticas: construção de agendas, formulação de políticas, implementação de políticas. Análise custo-benefício e análise custo efetividade.
As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo; descentralização e democracia; participação, atores sociais e controle social; gestão local, cidadania e equidade social.