Funções de administração: organização. Organização. Estrutura organizacional. Tipos de departamentalização: características, vantagens e desvantagens de cada tipo. Organização informal. Descentralização e delegação.
Funções de administração: direção – parte 1. Motivação.
Funções de administração: direção – parte 2. Liderança
Funções de administração: planejamento. Processo de planejamento. Planejamento estratégico: visão, missão e análise SWOT, matriz GUT e ferramenta 5W2H. Análise competitiva e estratégias genéricas. Redes e alianças. Planejamento tático. Planejamento operacional. Administração por objetivos. Balanced scorecard.
Funções de administração: controle. Controle. Características. Tipos, vantagens e desvantagens. Sistema de medição de desempenho organizacional.
Gestão de pessoas. Equilíbrio organizacional. Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas.
Recrutamento e seleção de pessoas. Objetivos e características. Principais tipos, características, vantagens e desvantagens. Principais técnicas de seleção de pessoas: características, vantagens e desvantagens. Análise e descrição de cargos.
Capacitação de pessoas. Gestão de desempenho.
Evolução da administração. Principais abordagens da administração (clássica até contingencial).
Gestão da qualidade e modelo de excelência gerencial. Principais teóricos e suas contribuições para a gestão da qualidade. Ferramentas de gestão da qualidade. Qualidade na Administração Pública.
Gestão de projetos. Elaboração, análise e avaliação de projetos. Principais características dos modelos de gestão de projetos. Projetos e suas etapas.
Gestão de processos. Conceitos da abordagem por processos. Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos. BPM.
Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas. Plano de Reforma do Aparelho do Estado.
Governança, governabilidade e accountability na Administração Pública.
Transparência na Administração Pública.
Gestão por resultado na produção de serviços públicos.
Processos participativos de gestão pública.