Administração Pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós- burocrático.
As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado; reforma do serviço civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e reforma do aparelho do Estado.
Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
Governabilidade e governança; intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo). Accountability.
Administração de pessoal.
Gestão por resultados na produção de serviços públicos.
Planejamento nas políticas públicas. Conceitos básicos de planejamento. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros.
Processo de formulação e desenvolvimento de políticas: construção de agendas, formulação de políticas, implementação de políticas. As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo; descentralização e democracia; participação, atores sociais e controle social; gestão local, cidadania e equidade social.
Avaliação de programas e projetos. Tipos de avaliação. Análise custo- benefício e análise custo- efetividade. Avaliação nas políticas públicas.
Mudanças institucionais: conselhos, organizações sociais, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), agência reguladora, agência executiva, consórcios públicos.
O Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem-estar, o Estado regulador. Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Formulação de programas e projetos. Gestão de projetos. Elaboração, análise e avaliação de projetos.
Transparência da administração pública; controle social e cidadania. Lei Federal nº 12.527/2011 (Lei de acesso à informação).