As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado; reforma do serviço civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e reforma do aparelho do Estado. Administração Pública: do modelo racional‐legal ao paradigma pós‐burocrático; o Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem‐estar, o Estado regulador. (Parte I)
As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado; reforma do serviço civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e reforma do aparelho do Estado. Administração Pública: do modelo racional‐legal ao paradigma pós‐burocrático; o Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem‐estar, o Estado regulador. (Parte II)
Accountability. Governabilidade e governança
Transparência da administração pública; controle social e cidadania.
Gestão por resultados na produção de serviços públicos.
Intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo).
Gestão por resultados na produção de serviços públicos. (Empreendedorismo Governamental)
Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Mudanças institucionais: conselhos, organizações sociais, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), agência reguladora, agência executiva, consórcios públicos.
Processo de formulação e desenvolvimento de políticas: construção de agendas, formulação de políticas, implementação de políticas. Tipos de avaliação. Análise custo‐benefício e análise custo‐efetividade.
As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo; descentralização e democracia; participação, atores sociais e controle social; gestão local, cidadania e equidade social.
Planejamento nas políticas públicas. Conceitos básicos de planejamento. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. (Parte I)
Planejamento nas políticas públicas. Conceitos básicos de planejamento. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. (Parte II)
Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
Avaliação nas políticas públicas.
Formulação de programas e projetos. Avaliação de programas e projetos. Gestão de projetos. Elaboração, análise e avaliação de projetos
Administração de pessoal. (Objetivos, desafios e características da Gestão de Pessoas)
Administração de pessoal. (Gestão de desempenho)
Administração de pessoal. (Gestão por competências.)
Administração de pessoal. (Recrutamento e seleção.)
Administração de pessoal. (Treinamento e Desenvolvimento.)
Administração de pessoal. (Descrição de Análise de Cargos)