Ética em Comunicação e Jornalismo - 1.2 conceitos gerais de ética. 1.7 ética e legislação: em comunicação social e em jornalismo.
Conceitos do Jornalismo (Parte 1) - 5. Produtos de mídia impressa. 5.1. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em texto e em imagem. 5.2. Técnicas de redação jornalística: lead, sub-lead, pirâmide invertida. 5.3. Critérios de seleção, redação e edição. 2.3. Características, linguagens e técnicas de produção, apuração, entrevista, redação e edição para jornal, revista, rádio, TV, vídeo e internet. 2.4. As condições de produção da notícia. 2.5. Princípios e orientações gerais para redigir um texto jornalístico. 3.7. Estrutura e processo de construção da notícia. 3.8. Notícias na mídia impressa, na mídia eletrônica e na mídia digital.
Conceitos do Jornalismo (Parte 2) - 5. Produtos de mídia impressa. 5.1. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, comunicado, carta, release, relatório, anúncio e briefing em texto e em imagem. 5.2. Técnicas de redação jornalística: lead, sub-lead, pirâmide invertida. 5.3. Critérios de seleção, redação e edição. 2.3. Características, linguagens e técnicas de produção, apuração, entrevista, redação e edição para jornal, revista, rádio, TV, vídeo e internet. 2.4. As condições de produção da notícia. 2.5. Princípios e orientações gerais para redigir um texto jornalístico. 3.7. Estrutura e processo de construção da notícia. 3.8. Notícias na mídia impressa, na mídia eletrônica e na mídia digital.
Radiojornalismo e Telejornalismo - 6. Jornalismo eletrônico. 6.1 História, conceitos e especificidades dos produtos comunicacionais para rádio e televisão. 6.2 Gêneros e formatos da programação radiofônica. 6.2. Gêneros e formatos televisivos. 6.3 Apuração, seleção redação e edição de produtos jornalísticos para mídia eletrônica.
Webjornalismo - 7. JORNALISMO DIGITAL. 7.1. História, conceitos e especificidades. 7.2 Características de Jornalismo para Intranet. 7.2 Estratégias de Engajamento em Mídias Digitais e Redes Sociais. 7.3 Jornalismo de Dados 1.5 novas tecnologias de informação e comunicação e seus impactos. 1.6. o fenômeno da desinformação e seus impactos. 1.9 interatividade na comunicação.
Comunicação pública - 3.9. Comunicação Pública e Opinião Pública
Opinião pública -3.9. Comunicação Pública e Opinião Pública
Pesquisa em Comunicação - 4.10. Métodos e técnicas de pesquisa.
Projeto gráfico - 5.4. Processo gráfico: conceito de editoração e preparação de originais.
Marketing - 3.3 Marketing e suas estratégias
Relações Públicas - 3.4. Noções de Relações Públicas e organização de eventos.
Comunicação integrada - 3. Comunicação integrada: institucional, mercadológica e interna. 3.1. História, atribuições,organização, estrutura e funcionamento da Assessoria de Comunicação. 3.2. Identidade e Imagem Institucional 3.6 Notícia institucional. 4.8. Canais e estratégias de comunicação interna e externa. 4.9. Publicações jornalísticas empresariais: história, planejamento, conceitos e técnicas.
Assessoria de Imprensa - 4. Rotinas da assessoria de comunicação. 4.1. O papel do assessor. 4.2. Atendimento à imprensa. 4.3. Sugestões de pauta, releases e artigos. 4.4. Organização de entrevistas. 4.5 Media Training 4.6. Produtos de uma assessoria de imprensa.
História da comunicação - 2. Jornalismo e meios de comunicação. 2.1. História do Jornalismo e conceitos. 2.2. Veículos de comunicação no Brasil: história, estrutura e funcionamento.
Teorias da Comunicação - 1. Teorias da Comunicação. 1.1 a questão da imparcialidade e da objetividade. 1.3 papel social da comunicação. 1.4 comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. 4.7. Mecanismos de controle da informação.