Administração pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático.
As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado. Reforma do Serviço Civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e Reforma do Aparelho do Estado.
Planejamento nas políticas públicas: conceitos básicos de planejamento. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros.
Avaliação nas políticas públicas. Avaliação de programas e projetos. Tipos de avaliação. Análise custo-benefício e análise custo-efetividade.
Formulação de programas e projetos.
Empreendedorismo governamental.
Novas lideranças no setor público
Transparência da administração pública. Controle social e cidadania.
Accountability. Governabilidade e governança.
Excelência nos serviços públicos.
Gestão por resultados na produção de serviços públicos.
Intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo).
Gestão de Pessoas por Competências.
Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
Administração de pessoal – parte 1
Administração de pessoal – parte 2
Administração de pessoal – parte 3
Administração de pessoal – parte 4
Mudanças institucionais: conselhos, organizações sociais, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), agência reguladora, agência executiva.
Processo de formulação e desenvolvimento de políticas: construção de agendas, formulação de políticas, implementação de políticas. As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo. Descentralização e democracia. Participação, atores sociais e controle social. Gestão local, cidadania e equidade social.
O Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem-estar, o Estado regulador.
Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.