Conceitos gerais e introdutórios de Administração.
Gestão Estratégica. O ciclo do planejamento (PDCA). Balanced Scorecard (BSC) - principais conceitos, aplicações, mapeamento estratégico, perspectivas, temas estratégicos, objetivos estratégicos, relações de causa e efeito, indicadores, metas, iniciativas estratégicas. Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD) - principais conceitos, aplicações, diretriz, objetivos, meta, ação. Referencial Estratégico das Organizações. Análise de ambiente interno e externo. Ferramentas de análise de ambiente: análise swot, análise de cenários, matriz GUT. Negócio, missão, visão de futuro, valores. (Parte I)
Gestão Estratégica. O ciclo do planejamento (PDCA). Balanced Scorecard (BSC) - principais conceitos, aplicações, mapeamento estratégico, perspectivas, temas estratégicos, objetivos estratégicos, relações de causa e efeito, indicadores, metas, iniciativas estratégicas. Gerenciamento pelas Diretrizes (GPD) - principais conceitos, aplicações, diretriz, objetivos, meta, ação. Referencial Estratégico das Organizações. Análise de ambiente interno e externo. Ferramentas de análise de ambiente: análise swot, análise de cenários, matriz GUT. Negócio, missão, visão de futuro, valores. (Parte II)
Desenvolvimento de Lideranças. A liderança numa perspectiva contingencial. Treinamento e desenvolvimento de líderes. Líderes gerenciais e líderes empreendedores. Os principais desafios para a liderança nas organizações contemporâneas.
Indicadores de desempenho. Tipos de indicadores. Variáveis componentes dos indicadores. Critérios de avaliação da gestão pública. Sistema de medição de desempenho.
Gestão de mudanças. O papel dos líderes como chave para as grandes mudanças organizacionais.
Gestão de Processos - Conceito de processo de trabalho. Rede de processos da organização. Agregação de valor nos processos. Reunião de decomposição de processos. Necessidades de clientes e requisitos dos processos. Mapeamento de processos. Identificação dos elementos do processo. Análise e melhoria de processos. Árvore de soluções. Modelagem de processo. Alinhamento de processos e estratégias. Ferramentas de análise e melhoria de processos - ciclo PDCA, 5W2H, brainstorming, matriz GUT, matriz BÁSICO, fluxograma, diagramas de causa e efeito, Pareto. (Gestão de Processos)
Gestão de Projetos: Ambiente de projetos. O projeto no contexto global das organizações. Ciclo de vida dos projetos. Processos do gerenciamento de projetos. Influência da estrutura organizacional nos projetos: estrutura funcional, matricial e de projetos. Escritório de projetos. Termo de abertura do projeto. Escopo de produto e de projeto. Estrutura analítica de projetos - EAP (Work Breakdown Structure - WBS). Estimativa de duração de atividades e desenvolvimento do cronograma. Controle do cronograma. Redes de precedência, folgas, caminho crítico. Desenvolvimento do plano do projeto. Execução do plano do projeto. Papéis e responsabilidades do gerente de projetos. (Gestão de Projetos)
Gestão da Qualidade e da Competitividade. Abordagem conceitual da qualidade. Planejamento da qualidade. Ferramentas da qualidade. Padronização. Excelência nos resultados, Competitividade no Mercado, Garantia da qualidade. Melhoria. MASP. Formação do ambiente da qualidade. Programa do CCQ. Programa de TPM. Gestão da qualidade total. Modelo de Excelência da Gestão Pública. Planejamento da qualidade. Controle da qualidade. Garantia da qualidade.
Sistema de avaliação. (Gestão do desempenho)
Desenvolvimento do ser humano. Educação e treinamento.