Administração Pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático. O Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem-estar, o Estado regulador (Parte I)
Administração Pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático. O Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem-estar, o Estado regulador (Parte II)
Accountability. Governabilidade e governança.
Transparência da Administração Pública. Controle social e cidadania.
Gestão por resultados na produção de serviços públicos.
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público
Intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo).
Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Processo de formulação e desenvolvimento de políticas: construção de agendas, formulação de políticas, implementação de políticas. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros. Tipos e modelos de avaliação de políticas públicas. Análise custo benefício e análise custo-efetividade. Coleta, análise e interpretação de informações quantitativas e qualitativas para avaliação de programas governamentais.
As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo. Descentralização e democracia. Participação, atores sociais e controle social. Gestão local, cidadania e equidade social. Corrupção e políticas públicas: fatores que influenciam a incidência de corrupção e fatores que promovem a qualidade das políticas públicas.
Planejamento nas políticas públicas: conceitos básicos de planejamento. Balanced Scorecard (BSC): principais conceitos, aplicações, mapa estratégico, perspectivas, temas estratégicos, objetivos estratégicos, relações de causa e efeito, indicadores, metas, iniciativas estratégicas. Referencial Estratégico das Organizações. Análise de ambiente interno e externo. Ferramentas de análise de ambiente: análise SWOT, análise de cenários, matriz GUT e ferramenta 5W2H. Negócio, missão, visão de futuro, valores (Parte I)
Planejamento nas políticas públicas: conceitos básicos de planejamento. Balanced Scorecard (BSC): principais conceitos, aplicações, mapa estratégico, perspectivas, temas estratégicos, objetivos estratégicos, relações de causa e efeito, indicadores, metas, iniciativas estratégicas. Referencial Estratégico das Organizações. Análise de ambiente interno e externo. Ferramentas de análise de ambiente: análise SWOT, análise de cenários, matriz GUT e ferramenta 5W2H. Negócio, missão, visão de futuro, valores (Parte II)
Avaliação nas políticas públicas. Indicadores de políticas públicas. Indicadores de desempenho. Tipos de indicadores. Variáveis componentes dos indicadores (Controle)
Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
Formulação de programas e projetos. Avaliação de programas e projetos.
Excelência nos serviços públicos. O ciclo do planejamento em organizações (PDCA).
Gestão de Pessoas por Competências.