Administração Pública: do modelo racional-legal ao paradigma pós-burocrático. O Estado oligárquico e patrimonial, o Estado autoritário e burocrático, o Estado do bem estar, o Estado regulador.
As reformas administrativas e a redefinição do papel do Estado. Reforma do serviço civil (mérito, flexibilidade e responsabilização) e reforma do aparelho do Estado.
Accountability. Governabilidade e governança.
Transparência da Administração Pública. Controle social e cidadania.
Gestão por resultados na produção de serviços públicos.
Empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público.
Intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo).
Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Mudanças institucionais: conselhos, organizações sociais, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), agência reguladora, agência executiva.
Processo de formulação e desenvolvimento de políticas: construção de agendas, formulação de políticas, implementação de políticas. Tipos de avaliação. Análise custo-benefício e análise custo- efetividade.
As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo. Descentralização e democracia. Participação, atores sociais e controle social. Gestão local, cidadania e equidade social.
Planejamento nas políticas públicas: conceitos básicos de planejamento. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros (Parte I)
Planejamento nas políticas públicas: conceitos básicos de planejamento. Aspectos administrativos, técnicos, econômicos e financeiros (Parte II)
Avaliação nas políticas públicas (Controle)
Comunicação na gestão pública e gestão de redes organizacionais.
Formulação de programas e projetos. Avaliação de programas e projetos (Gestão de projetos)
Excelência nos serviços públicos (Gestão da qualidade)
Administração de pessoal (objetivos, desafios e características da Gestão de Pessoas)
Administração de pessoal (Gestão de desempenho)
Gestão de pessoas por competências.
Administração de pessoal (Recrutamento e seleção)
Administração de pessoal (Treinamento e Desenvolvimento. Educação Corporativa)
Administração de pessoal (Análise e Descrição de Cargos. Carreiras)