Fundamentos de Economia: Conceitos básicos, Oferta, Demanda, Equilíbrio, Modelos.
Fundamentos de Economia: Elasticidades
MICROECONOMIA: 1. Teoria do consumidor
2. Teoria da firma (produção)
2. Teoria da firma (custos)
4. Teoria de Mercados: Concorrência perfeita.
4. Teoria de Mercados: Monopólio
4. Teoria de Mercados: Oligopólio
5. Teoria dos jogos: Jogos em forma estendida e estratégica, estratégias mistas. Conceitos de solução, dominância e dominância iterada, equilíbrio de Nash.
6. Falhas de mercado: informação assimétrica, incerteza e desenho de contratos, o problema do agente e do principal, seleção adversa, Incentivos e risco moral (moral hazard). 7. Externalidades e bens públicos. 8. Modelo de troca simples, caixa de Edgeworth, equilíbrio Walrasiano, primeiro e segundo teoremas do bem-estar, eficiência de Pareto. ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO: 1.O Setor Público no Equilíbrio Macroeconômico: Visão Clássica Versus Visão Keynesiana. 2. O Setor Público na Economia: Externalidades; Indivisibilidades; Bens Meritórios; Monopólio Natural; Mercados Imperfeitos. 3. Bens Públicos: Conceito de Bens Públicos; Modelo de Lindhal; Modelo de Tiebout; Modelo de Samuelson; Modelo de Musgrave.
7. Política Fiscal: diferentes visões teóricas, objetivos, instrumentos, coordenação com política monetária. 8. Política Monetária: agregados monetários, impactos da dívida pública na liquidez do sistema financeiro, esterelização, impactos cambiais.
MACROECONOMIA: 1. Introdução: conceitos básicos, identidades fundamentais, formas de mensuração do produto e da renda nacional.
2. Modelo keynesiano, multiplicador.
9. Moeda: criação e destruição de moeda, multiplicador dos meios de pagamento, objetivos e instrumentos de política monetária, política monetária e derivativos.
3. A Síntese Neoclássica: o modelo IS/LM;
Oferta e demanda agregadas, Curva de Phillips. 10. Inflação e Estabilização: metas de inflação, déficit público, seigniorage, indexação.
3. A Síntese Neoclássica: o modelo IS/LM (economia aberta)
4. Modelo Pós-Keynesiano de fragilidade financeira
5. Modelos de Crescimento Econômico.
3. Incerteza, utilidade esperada, aversão e risco, demanda por seguros. 6. Escolha Intertemporal com Incerteza: Consumo, Investimento, Dívida Pública, Crescimento Ótimo, Sistemas de Previdência.
4. Tributação: Conceito e Tipos de Tributos; Tributação e Equidade Social; Tributação e Eficiência Econômica
5. Conceitos Básicos da Contabilidade Fiscal: Conceitos de Déficit Público (Primário, Operacional e Nominal); Efeito Tanzi; Dívida Pública. 6. Curva de Laffer e o Financiamento por meio de senhoriagem. 7. Conhecimento de Sustentabilidade do Endividamento Público.
8. Federalismo Fiscal no Brasil: Conhecimentos de Federalismo; Harmonização Tributária e Equalização Fiscal; Novos Arranjos Federativos.
ECONOMIA BRASILEIRA: 1. Evolução da economia brasileira e da política econômica desde o período do “milagre econômico”. 2. A crise dos anos oitenta. 9. Evolução do Déficit e Da Dívida Pública no Brasil a Partir Dos Anos 80
Debate sobre causas da inflação. Tentativas de combate à inflação. 3. Reformas estruturais da década de 90. Abertura, privatizações e reforma do Estado. 4. Economia brasileira no pós-Plano Real: concepções, principais problemas, conquistas e desafios. 5. O ajuste de 1999. 6. Instrumentos de financiamento do setor público. 7. Contexto e Impactos da LRF nas Finanças Públicas dos governos federais, estaduais e municipais.
8. A evolução recente da agricultura e seu papel no desenvolvimento econômico brasileiro. 9. Distribuição de renda e pobreza: causas e consequências de sua evolução a partir de 1995. 12. Investimento Público: Histórico e seu Papel na economia brasileira.