Gestão de pessoas (objetivos, desafios e características da Gestão de Pessoas)
Educação Corporativa: conceitos, princípios, práticas e tendências.
Gestão do conhecimento. Organizações como comunidades de conhecimento; processos de disseminação do conhecimento.
Estilos de liderança. Empoderamento.
Cultura Organizacional: conceitos, elementos, influências intra e supraorganizacionais. Clima organizacional.
Processo decisório: técnicas de análise e solução de problemas; fatores que afetam a decisão; tipos de decisões.
Gerenciamento de processos.
Gerenciamento de projetos
Qualidade na Administração Pública. Novas tecnologias gerenciais e organizacionais e sua aplicação na Administração Pública.
A Administração Pública Brasileira: processo evolutivo; reformas administrativas, seus princípios, objetivos, resultados e ensinamentos; patrimonialismo, burocracia e gerencialismo. Atual conformação da Administração Pública em face dos preceitos constitucionais e legais; aspectos contemporâneos da gestão pública. O processo de modernização da Administração Pública. Evolução dos modelos/paradigmas de gestão: a nova gestão pública. (Parte I)
A Administração Pública Brasileira: processo evolutivo; reformas administrativas, seus princípios, objetivos, resultados e ensinamentos; patrimonialismo, burocracia e gerencialismo. Atual conformação da Administração Pública em face dos preceitos constitucionais e legais; aspectos contemporâneos da gestão pública. O processo de modernização da Administração Pública. Evolução dos modelos/paradigmas de gestão: a nova gestão pública. (Parte II)
Governabilidade, governança e accountability.
Gestão Pública empreendedora (Gestão por resultados na produção de serviços públicos)
Gestão Pública empreendedora.
Estado, Governo e Sociedade: conceito e evolução do Estado contemporâneo; aspectos fundamentais da formação do Estado brasileiro; teorias das formas e dos sistemas de governo.
Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Ética no exercício da função pública.