Célula como unidade da vida. Fotossíntese e respiração celular.
Origem da vida na Terra Seleção natural e processos evolutivos. Adaptação. Hereditariedade.
Decomposição Fluxo de energia e matéria nos ecossistemas Relação presa predador e dinâmica populacional
Biodiversidade Adaptações dos vegetais ao solo
Digestão, respiração, circulação, excreção, locomoção e reprodução em diversos seres vivos. Drogas, sistema nervoso e órgãos sensoriais.
Alimentação humana: valores nutricionais, conservação de alimentos e dietas
Sistema endócrino e puberdade Identidade de gênero e orientação sexual
Sistema imunológico e vacinas; Vacinação e saúde pública.
Estrutura e construção de Sequências de Ensino Investigativo Uso de práticas científicas como aspectos primordiais na construção e proposição de conhecimentos nas ciências Promoção da alfabetização científica nos estudantes: contextualização social, cultural e histórica. O Ensino de Ciências no Currículo de Ensino Fundamental do Estado de Pernambuco.
Modelos atômicos: Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr. Partículas subatômicas: número de massa, elemento químico, átomo, íon e semelhanças atômicas Distribuição eletrônica. Números Quânticos
Propriedades Gerais da Matéria Estados Físicos Curvas de Aquecimento Materiais Puros e Impuros: Substância e Mistura, Mistura: homogênea e heterogênea, Substância simples e Substância composta Separação de Misturas Fenômenos físicos e químicos.