Educação no mundo atual. Tendências Pedagógicas, Papel do Professor, Decroly, Maria Montessouri, Freinet, Rosseau, Paulo Freire,
Didática: métodos, técnicas, recursos/material didático, Processo Ensino-aprendizagem: avaliação (Didática Geral).;
Processo Ensino-aprendizagem: avaliação
Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento; Articulação dos conceitos: Articulação dos conceitos: infância, brincadeira, ludicidade, desenvolvimento e aprendizagem. Psicologia da Educação. Articulação dos conceitos: infância, brincadeira, ludicidade, desenvolvimento e aprendizagem; (Psicologia da Educação)
A infância e sua singularidade na educação básica; Articulação dos conceitos: infância, brincadeira, ludicidade,
Currículo e articulação das áreas do conhecimento. Currículo.
Sistema de avaliação do rendimento para a progressão escolar do educando. (Avaliação da Aprendizagem)
Conceitos: língua e ensino da língua, alfabetização, letramento; Avaliação do/no processo de alfabetização e letramento;
Métodos de Alfabetização. Avaliação no ciclo de alfabetização e retenção do aluno, planejamento do professor (rotina, sequência didática, projeto didático). Importância dos gêneros textuais e do lúdico no ciclo de alfabetização. desenvolvimento da linguagem oral, escrita, audição e leitura, métodos, técnicas e habilidades, Instrumentos/Atividades Pedagógicas,
Aprendizagem: Leitura. Desenvolvimento da oralidade; Gêneros textuais orais e escritos;
Escrita. Apropriação do sistema de escrita, leitura, produção de textos escritos,
Sistema de escrita alfabético ortográfica: compreensão e valorização da cultura escrita.