Didática e tendências pedagógicas.Didática e a relação e fundamentos com Antropologia. Escola e cidadania no século XXI; Fundamentos da Educação: fundamentos antropológicos, políticos e filosóficos da educação. Concepções de escola.Desenvolvimento da autonomia e da crítica na escola. Tendências Pedagógicas. Diferentes tendências pedagógicas e seus pressupostos teóricos e metodológicos. (Aprofundamento)
Didática: concepções e contextos históricos: contexto histórico em que surgiu e se desenvolve a Didática; Didática: conceito, objeto e conteúdo; As categorias da didática e o ensino/aprendizagem na escola. Didática. Métodos. Procedimentos de ensino e recursos didáticos; Aulas expositivas com base na pedagogia tradicional. Trabalhos em grupo e colaborativos; Procedimentos de ensino e recursos didáticos. Pedagogia: objeto de estudo.
Didática: concepções e contextos históricos: relação e fundamentos com a Psicologia da Aprendizagem. Aprendizagem e desenvolvimento como direitos à educação. Aulas expositivas com base na Aprendizagem Significativa. Fundamentos da Educação: fundamentos psicológicos. A linguagem e a criança: o papel da linguagem na aprendizagem e no desenvolvimento.(Psicologia da Educação)
Didática: concepções e contextos históricos: relação com fundamentos da Sociologia (Sociologia da Educação)
A Escola. O ensino na escola do século XXI: o currículo. formas de organização disciplinar no currículo;Organização e planejamento curricular. Currículo integrado e integração disciplinar e de saberes. Habilidades e competências na educação básica. Seleção e organização dos conteúdos de ensino: critérios. Currículo escolar da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Currículo e cultura, funções. Objetivos educacionais, conteúdos curriculares e aprendizagem. Pressupostos e princípios. O currículo, referências curriculares. Formas de organização disciplinar nas disciplinas e no currículo. (Teoria Curricular).
Metodologias ativas; enfoques teórico e metodológico; Prática Pedagógica Profissional: inovação pedagógica; Métodos e metodologias ativas: enfoques teórico e metodológico.
Avaliação do processo da aprendizagem, finalidades e tipos de avaliação; avaliações externas; erros e dificuldades de aprendizagem; Avaliação do processo da aprendizagem; finalidades e tipos de avaliação. Erros e dificuldades de aprendizagem. Avaliação da aprendizagem: avaliação como processo contínuo, investigativo e inclusivo. Instrumentos e técnicas de avaliação. Regulação das aprendizagens. Avaliações externas: Prova SAEB e IDEB.
Evasão escolar: causas (Fracasso Escolar)
Prática Pedagógica Profissional: formação continuada, estratégias formativas e desenvolvimento profissional para o ensino; a pesquisa, a reflexão e a crítica profissional docente.
Evasão escolar: medidas preventivas. Recuperação das aprendizagens e intervenções pedagógicas (ciclos)
A Escola. O ensino na escola do século XXI: função social e política da escola
Projeto Político Pedagógico e o contexto educacional. O planejamento de atividades de ensino/aprendizagem: aprendizagem e ensino.
Educação Integral; a diversidade na sala de aula
Fundamentos da Psicologia da Aprendizagem
Educação Especial: Lei no 13.146, de 6 de julho de 2015 (Estatuto da pessoa com deficiência) e outras legislações
Educação Especial: atenção a estudantes e peculiaridades do ensino e da aprendizagem. AEE.
As novas tecnologias da comunicação e da informação e o ensino
Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica
Base Nacional Comum Curricular.
Diretrizes para Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Livro de Educação Infantil