Este curso traz conteúdo básico de teoria e legislação conforme expresso no cronograma. E não aborda as referências bibliográficas do Edital. E este curso não aborda as referências bibliográficas em sua integralidade
Atenção! Este curso não aborda os seguintes itens de conhecimentos específicos:
► Reflexão crítica sobre a Supervisão Pedagógica. A postura ética na ação educacional do profissional de Supervisão Escolar. Currículo como construção sócio-histórica. Fatores que interferem no processo ensino aprendizagem. A integração do trabalho do supervisor escolar com os demais profissionais envolvidos no sistema: a participação do profissional no aperfeiçoamento das equipes escolares. Os grupos sociais na escola: integração, controle e disciplina; A elaboração do currículo e as concepções curriculares. Ética profissional. A democratização da escola: autonomia, autogestão, participação e cidadania. Planejamento, execução e avaliação das ações na escola. Acompanhamento do trabalho pedagógico e da avaliação dos alunos. O Cotidiano Escolar: o educador, o educando e suas relações. Direito à educação constituído na legislação brasileira.
Conteúdos do Curso de Fundamentos da Educação (Nível Superior):
► Organização e orientação do processo ensino aprendizagem. Desenvolvimento e aprendizagem: as contribuições de Piaget e de Vygotsky. As concepções de aprendizagem e as práticas pedagógicas. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9394/96 e suas alterações.
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