SME-Fortaleza - Educação Brasileira, Temas Educacionais e Pedagógicos

Aula demonstrativa disponível
Download liberado

Este curso traz conteúdo básico de teoria e legislação conforme expresso no cronograma.

Não será abordado:

  •  Temas Contemporâneos: transtornos alimentares na adolescência, família,a escolha da profissão. Temas contemporâneos: o papel da escola, Acesso, permanência e sucesso do aluno na escola. Protagonismo juvenil e cidadania.
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras
R$ 240,00
ou 12x de R$ 20,00
Certificado
Ao final do curso receba um certificado de conclusão
Cronograma
Vendas até: 15/12/2024
Acesso até o dia da prova.
Carga Horária
107 horas
Garantia de Satisfação OU SEU DINHEIRO DE VOLTA
Se você, dentro do período de 30 dias não estiver satisfeito, nós devolveremos seu dinheiro
Veja as regras

Conteúdo do curso

Disponível
A didática e o processo de ensino e aprendizagem. Organização do processo didático: estratégias e metodologias, avaliação. A didática como fundamento epistemológico do fazer docente.Diferentes concepções de educação e didática. 1.3 Origem e concepção de didática. 1.4 A didática e a formação do profissional da educação.
Baixar
Disponível
Organização do processo didático: avaliação Avaliação institucional, de desempenho e de aprendizagem. A avaliação como processo de construção do conhecimento.6.8 Princípios e características da avaliação na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
Baixar
Disponível
A sala de aula como espaço de aprendizagem e interação. O papel do professor no processo de ensino e aprendizagem. Revendo o espaço da sala de aula (espaço de “interações”). (Relação Professor-Aluno)
Baixar
Disponível
Principais teorias da aprendizagem. Inatismo, comportamentalismo, behaviorismo, interacionismo, cognitivismo. As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem. Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia. Teoria das inteligências múltiplas de Gardner. Psicologia do desenvolvimento: aspectos históricos e biopsicossociais. O aluno: sua dimensão cognitiva e afetiva. Construção da autonomia do aluno. Processos de desenvolvimento e aprendizagem nos seis primeiros anos de vida, de acordo com Piaget, Vygotsky e Wallon. Diferentes concepções sobre ensinar e aprender.
Baixar
Disponível
Temas contemporâneos: bullying
Baixar
Disponível
Teorias do currículo. Interdisciplinaridade e contextualização no ensino médio. Contexto da instituição escolar. Organização curricular da escola. Trabalhando com projetos.
Baixar
Disponível
O professor: formação e profissão. A pesquisa na prática docente. Escola: local de trabalho docente e processo de ensino. Conceituação de ensino e aprendizagem. A formação do professor na sociedade.
Baixar
Disponível
A dimensão ética da profissão.Profissão docente: compromisso e ética. (Compromisso social e ético).
Baixar
Disponível
Planejamento e PPP
Disponível
Diversidade e Inclusão
Baixar
Disponível
Educação, trabalho, formação profissional e as transformações do ensino médio.
Disponível
O ensino médio. Diretrizes, Parâmetros Curriculares Nacionais, currículo e avaliação.
Baixar
Disponível
Aspectos legais e políticos da organização da educação brasileira: LDB
Baixar
Disponível
Políticas Públicas para a Educação Básica: normas selecionadas: Decreto no 6.094/2007 – Todos pela Educação CNCA: COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA - DECRETO No 11.556, DE 12 DE JUNHO DE 2023. Decreto no 7.083/2010 – Mais Educação Decreto no 11.079/2022 – Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica

Aulas demonstrativas