História do pensamento pedagógico brasileiro. Teoria da educação, diferentes correntes do pensamento pedagógico brasileiro. As diferentes concepções de educação. A importância da educação como processo de mudança.
A didática e o processo de ensino e aprendizagem. Organização do processo didático: estratégias e metodologias, avaliação. A didática como fundamento epistemológico do fazer docente.Diferentes concepções de educação e didática. 1.3 Origem e concepção de didática. 1.4 A didática e a formação do profissional da educação.
Organização do processo didático: avaliação Avaliação institucional, de desempenho e de aprendizagem. A avaliação como processo de construção do conhecimento.6.8 Princípios e características da avaliação na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
A sala de aula como espaço de aprendizagem e interação. O papel do professor no processo de ensino e aprendizagem. Revendo o espaço da sala de aula (espaço de “interações”). (Relação Professor-Aluno)
Principais teorias da aprendizagem. Inatismo, comportamentalismo, behaviorismo, interacionismo, cognitivismo. As bases empíricas, metodológicas e epistemológicas das diversas teorias de aprendizagem. Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon para a psicologia e a pedagogia. Teoria das inteligências múltiplas de Gardner. Psicologia do desenvolvimento: aspectos históricos e biopsicossociais. O aluno: sua dimensão cognitiva e afetiva. Construção da autonomia do aluno. Processos de desenvolvimento e aprendizagem nos seis primeiros anos de vida, de acordo com Piaget, Vygotsky e Wallon. Diferentes concepções sobre ensinar e aprender.
Temas contemporâneos: bullying
Teorias do currículo. Interdisciplinaridade e contextualização no ensino médio. Contexto da instituição escolar. Organização curricular da escola. Trabalhando com projetos.
O professor: formação e profissão. A pesquisa na prática docente. Escola: local de trabalho docente e processo de ensino. Conceituação de ensino e aprendizagem. A formação do professor na sociedade.
A dimensão ética da profissão.Profissão docente: compromisso e ética. (Compromisso social e ético).
Educação, trabalho, formação profissional e as transformações do ensino médio.
O ensino médio. Diretrizes, Parâmetros Curriculares Nacionais, currículo e avaliação.
Aspectos legais e políticos da organização da educação brasileira: LDB
Políticas Públicas para a Educação Básica: normas selecionadas: Decreto no 6.094/2007 – Todos pela Educação CNCA: COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA - DECRETO No 11.556, DE 12 DE JUNHO DE 2023. Decreto no 7.083/2010 – Mais Educação Decreto no 11.079/2022 – Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica