Concepções de linguagem e consequências pedagógicas: Linguagem como expressão do pensamento; Linguagem como instrumento de comunicação; Linguagem como interação social; Tipos de gramática e ensino de língua: Gramática normativa; Gramática descritiva; Gramática reflexiva; Gramática do uso. Sistematização da modalidade escrita; Textos e funções da linguagem.
Unidade e variedade na língua: O uso padrão; As várias normas e a variedade padrão; Modalidades: falada e escrita; A (in)formalidade na fala e na escrita: Presença da oralidade e da escrita na sociedade;
Tipos textuais e gêneros discursivos. Gêneros não literários. Gêneros como práticas histórico- sociais. Gêneros e domínios discursivos.
Coesão textual e Coerência textual. Intertextualidade: polifonia e dialogismo. Paráfrase e paródia. Relações discursivo argumentativas; Relações lógico-semânticas;
Semântica e estilística: Gênero discursivo e estilo; A significação das palavras: Campos semânticos; Polissemia/homonímia; . Hiponímia/hiperonímia; Estilística do enunciado; Estilística da enunciação; Denotação e conotação.
Recursos linguísticos de natureza fonológica
Concordância nominal e verbal.
Regência nominal e verbal.
Classes de palavras: substantivos, adjetivos, pronomes, artigos, numerais, advérbios e interjeições. Colocação pronominal.
Classes de palavras: preposições e conjunções.
Classes de palavras: verbos. Tempos e modos verbais.
Classificação dos morfemas. Formação de palavras: Derivação e composição. Função sintática, semântica e discursiva e os processos de formação. Classes de palavras e paradigmas morfológicos.
Classes de palavras, funções sintáticas e distribuição sintática. Subordinação e coordenação.
Semântica. Classes de palavras: funções comunicativas e efeitos discursivos
Compreensão e interpretação de textos. Classes de palavras: funções comunicativas e efeitos discursivos