Fundamentos de Economia: Oferta, Demanda, Equilíbrio, Modelos e outros conceitos básicos.
Fundamentos de Economia: Elasticidades.
Fundamentos para estruturas de mercado: Teoria da Produção.
Fundamentos de Economia: Teoria dos Custos.
Estrutura de mercado, concorrência perfeita.
Concorrência monopolística e oligopólio.
1. Contabilidade Nacional e agregados macroeconômicos. Sistema de contas nacionais e identidades macroeconômicas básicas. Produto agregado e os problemas de mensuração. Produto nominal x produto real.
7. Política monetária. Oferta e demanda de moeda. 6. Política fiscal.
Contas do sistema monetário. O mecanismo de criação e destruição da moeda. A base monetária. O multiplicador dos meios de pagamentos. Mecanismo de controle da oferta monetária. O equilíbrio de curto prazo do mercado monetário e o papel da taxa de juros. Relação entre taxas de juros, inflação, resultado fiscal e nível de atividade. Razões para retenção da moeda. Composição dos principais agregados monetários no Brasil.
Estrutura do Sistema Financeiro Nacional. As funções do BACEN e do CMN.
O efeito multiplicador de curto prazo, na demanda agregada, dos gastos do governo eda tributação – como função da renda – em um modelo Keynesiano fechado. O teorema do orçamento equilibrado.
8. Políticas fiscal e monetária. O equilíbrio geral envolvendo os mercados de bens e monetário e as eficácias das políticas fiscal e monetária. O modelo IS/LM: impactos das políticas monetária e fiscal.
O modelo IS/LM (em economia aberta): impactos das políticas monetária e fiscal.
2. Evolução do papel do Estado. Funções do orçamento. Conceitos de bens públicos, semipúblicos e privados. A função do Estado na economia moderna. Falhas de mercado, externalidades, assimetria de informação. A função do Bem-Estar. Políticas alocativas, distributivas e de estabilização. 3. O financiamento do gasto público no Brasil.
Tributação e equidade. Tributos diretos e indiretos; incidência formal e incidência efetiva.
5. Federalismo fiscal: os mecanismos constitucionais de repartição das receitas públicas. Princípios e incidências do ônus tributário. Princípios econômicos da neutralidade e equidade.
10. Conceitos de Déficit e de Dívida Pública; perfil da dívida pública; financiamento do déficit; economia da dívida pública. Conceito de carga tributária bruta. Financiamento público por meio da emissão de dívida pública e emissão de moeda: limites e consequências do endividamento. 4. O resultado do BACEN. O relacionamento entre o BACEN e o Tesouro Nacional. A remuneração das disponibilidades do Tesouro Nacional. Dívida do setor público no Brasil. Dívida interna e dívida externa. Composição da dívida por esfera de governo. Conceito de dívida líquida. A relação da dívida com o déficit público. A relação da dívida com o déficit público e com a entrada de capitais no país. 11. Medição do resultado do setor público. Os critérios acima da linha eabaixo da linha. As necessidades de financiamento do setor público (NFSP). Composição por esfera de governo em anos recentes. Os conceitos de resultado primário e resultado nominal – como proporção do PIB. Os conceitos de carga tributária líquida e
12. Distribuição de renda no Brasil, desigualdades regionais. Indicadores Sociais.
13. Economia brasileira da segunda metade do Séc. XX a 2015. (Parte I: 1945 - 1967)
13. Economia brasileira da segunda metade do Séc. XX a 2015. (Parte II: 1968 - 1984)
13. Economia brasileira da segunda metade do Séc. XX a 2015. (Parte III: 1984 - 2001)
13. Economia brasileira da segunda metade do Séc. XX a 2015. (Parte IV: 2002 - 2018)