Administração Geral. Funções e habilidades do administrador.
Fundamentos e evolução da administração. Abordagem sistêmica.
Planejamento estratégico. Princípios, valores, missão institucional, objetivos, metas, desafios. Planejamento nas organizações públicas. O ciclo do planejamento (análise do ambiente, objetivos estratégicos, missão, visão, valores). Referencial Estratégico das Organizações. Análise de ambiente interno e externo. Ferramentas de análise de ambiente: análise SWOT, análise de cenários, matriz GUT. Negócio, missão, visão de futuro, valores. (Parte I)
Planejamento estratégico. Princípios, valores, missão institucional, objetivos, metas, desafios. Planejamento nas organizações públicas. O ciclo do planejamento (análise do ambiente, objetivos estratégicos, missão, visão, valores). Referencial Estratégico das Organizações. Análise de ambiente interno e externo. Ferramentas de análise de ambiente: análise SWOT, análise de cenários, matriz GUT. Negócio, missão, visão de futuro, valores. (Parte II)
Estrutura e desenho organizacional. Análise organizacional, organogramas
Direção. Liderança, poder. Estilos de administração.
Motivação, satisfação e engajamento no trabalho.
Comunicação organizacional.
Indicadores. Eficiência. Eficácia. Efetividade. Indicadores de desempenho. Tipos de indicadores. Variáveis componentes dos indicadores.
Cultura e clima organizacionais.
Reengenharia organizacional: reorganização, reestruturação, estratégias, fatores internos e externos de mudanças, inovações e necessidades organizacionais.
Gestão e controle de processos: planejamento, elaboração, desenvolvimento, decisão, direção, execução e implantação, controle, resultados, avaliação de desempenho, análise e documentação. Fluxogramas, instrumentos de pesquisa, diagramas, análise de processos, estruturas, procedimentos, fluxo de trabalho e de informações, documentação
Administração de projetos e operações. Gestão e controle de projetos: planejamento, elaboração, desenvolvimento, decisão, direção, execução e implantação, controle, resultados, avaliação de desempenho, análise e documentação.
Qualidade e excelência na gestão dos serviços públicos. Foco no cliente. Escassez de recursos e redução de custos. Desburocratização. Ferramentas de produtividade. O ciclo do planejamento em organizações (PDCA).
Gerenciamento de equipes. Divisão de tarefas e trabalho em equipe.
Organização, Sistemas e Métodos: layout, formulários, manuais. Sistemas e métodos de trabalho. Sistemas de informações gerenciais. (Conceitos Gerais)
Gestão de Pessoas. Políticas de recursos humanos. (Objetivos, desafios e características da Gestão de Pessoas)
Avaliação de desempenho: conceito, objetivos, métodos de avaliação.
Gestão por competências: conceito, modelos, desenho de carreiras, trajetórias de desenvolvimento. Gestão de Pessoas por Competências.
Treinamento, desenvolvimento e capacitação. Comunidades de práticas virtuais.
Gestão do conhecimento: teorias e aplicação, melhores práticas,
Qualidade de vida no trabalho.
Gerenciamento de crises e conflitos. (Gestão de Conflitos)
Gerenciamento de crises e conflitos (Negociação)
Administração Pública do modelo racional- legal ao paradigma pós-burocrático. (Parte I)
Administração Pública do modelo racional- legal ao paradigma pós-burocrático. (Parte II)
Accountability. Governabilidade e governança. Princípios de governança pública.
Transparência da administração pública. Controle social e cidadania.
Gestão por resultados na produção de serviços públicos.
Empreendedorismo governamental.
Intermediação de interesses (clientelismo, corporativismo e neocorporativismo).
Processos participativos de gestão pública: conselhos de gestão, orçamento participativo, parceria entre governo e sociedade.
Mudanças institucionais. Conselhos, Organizações Sociais, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), agência reguladora, agência executiva, consórcios públicos.
Elaboração, gestão de políticas públicas. Políticas públicas. O ciclo das políticas públicas (construção de agenda, formulação da política, processo decisório, implementação e avaliação). Avaliação de políticas públicas.
As políticas públicas no Estado brasileiro contemporâneo. Descentralização e democracia. Participação, atores sociais e controle social. Gestão local, cidadania e equidade social. Corrupção e políticas públicas: fatores que influenciam a incidência de corrupção e fatores que promovem a qualidade das políticas públicas.
Ética e responsabilidade profissional.