Educação/sociedade e prática escolar. Tendências pedagógicas na prática escolar.
Currículo: do proposto à prática.
Didática e prática histórico-cultural. A Função histórico-cultural da escola.
A didática na formação do professor. Didática e Metodologia do Ensino em Anos Iniciais.
Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas.
Os Processos de Ensino e de Aprendizagem. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem.Primeira Infância: importância e principais características do desenvolvimento infantil. Marcos do desenvolvimento infantil. A formação do pensamento lógico da criança.Desenvolvimento da motricidade, linguagem e cognição da criança.
Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento.
Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. Avaliação na Educação Infantil.A intencionalidade da avaliação no processo de apropriação e produção do conhecimento.
Compromisso social e ético do professor.
Relação professor/estudante.
Práticas de letramento e multiletramentos.
Planejamento e organização do trabalho pedagógico. Planejamento escolar. Planos da escola, do ensino e da aula. PPP
Educação para a diversidade, cidadania e educação em e para os direitos humanos.
Fundamentos legais da Educação especial/inclusiva
Comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural.
Diretrizes Curriculares para Educação ambiental.
Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação