Elasticidades-preço, renda e substituição. Elasticidade da oferta.
Teoria do Consumidor, demanda individual e demanda de mercado.
Teoria da Firma: função de produção; produtividade média e marginal; lei dos rendimentos decrescentes e rendimentos de escala; custos de produção no curto e longo prazo; custos totais, médios, marginais, fixos e variáveis.
Estruturas de Mercado e maximização de lucros: Concorrência Perfeita, Concorrência Imperfeita e Monopólio. Ponto de equilíbrio da firma no curto e no longo prazo.
Falhas de mercado. Bens públicos, semi-públicos e privados.
Agregados macroeconômicos: as identidades macroeconômicas básicas.
Balanço de Pagamentos no Brasil.
Setor externo e regimes cambiais: taxas de câmbio fixa e flutuante.
Política fiscal. Comportamento das contas públicas e financiamento do déficit público no Brasil. Política monetária. Relação entre taxas de juros, inflação, resultado fiscal e nível de atividade. Política cambial.
Principais modelos macroeconômicos de determinação da renda: modelo clássico, keynesiano simples e IS/LM.
Modelos IS/LM/BP e demanda e oferta agregada: política fiscal, monetária, cambial e comercial e seus efeitos sobre o produto, os preços e o balanço de pagamentos. Interação entre as políticas monetária, fiscal e cambial.
Principais modelos macroeconômicos de determinação da renda: oferta e demanda agregada.
Conceitos básicos de micro e macroeconomia do setor público. Evolução das funções do Governo. Papel do Governo na economia: estabilização econômica, promoção do desenvolvimento e redistribuição de renda. A função do Bem-Estar. Políticas alocativas, distributivas e de estabilização.
Aplicações da análise microeconômica em políticas públicas: incidência de imposto sobre vendas, efeito de um imposto de vendas sobre o equilíbrio de mercado, incidência do imposto e as elasticidades-preço da oferta e da demanda, externalidades e bens públicos. O financiamento dos gastos públicos – tributação e equidade. Incidência tributária. Princípios teóricos da tributação. Tipos de tributos; progressividade, regressividade e neutralidade.
Conceito de Déficit e Dívida Pública; financiamento do déficit; economia da dívida pública.
Federalismo Fiscal: sistema de partilha de receitas e de transferências intergovernamentais.
Desenvolvimento brasileiro no pós-guerra: Plano de metas,
O milagre brasileiro, o II PND. A crise da dívida externa na década de 1980.
Planos Heterodoxos de estabilização. O Plano Real e a economia brasileira pós-estabilização.
Distribuição de renda no Brasil, desigualdades regionais. Indicadores Sociais. Finanças públicas no Brasil – experiências recentes entre 1970/2008.