A linguagem cartográfica: o planeta ao alcance do estudante e aplicações do conhecimento geográfico ao cotidiano escolar.
A Terra como nossa morada no Universo: o pensar consciente e o agir respeitando o meio ambiente e a atitude de um cidadão plenamente informado sobre problemas cruciais que afetam a humanidade. As questões ambientais e a humanidade: seus desafios e necessidades de superação.
A dinâmica demográfica mundial e o patrimônio ambiental: por um conhecimento geográfico sem dramas, mas com uma interpretação pluralista do mundo e do Brasil.
Uma nova Globalização ou um novo olhar geográfico sobre o Sistema Mundial? A unificação dos mercados nacionais, as tecnologias e o espaço geográfico.
Os recursos hídricos e energéticos e a inserção do território brasileiro neste contexto.
O processo de urbanização mundial e sua espacialização no Brasil.
A indústria e seus fatores locacionais.
A agricultura e a segurança alimentar no mundo; o agronegócio no Brasil (sua concentração/desconcentração).
O sistema mundial: os EUA, a UE (União Europeia) e os países que formam o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China); o Japão na ordem mundial; o Oriente Médio e os conflitos atuais; o sistema sul-americano.
A unidade e a diversidade da África.
Atuais concepções teórico-metodológicas da ciência geográfica e das relativas ao ensino e à aprendizagem. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Uma nova prática didática na construção do conhecimento geográfico (ensino fundamental). As conexões da Geografia com outras disciplinas, a Interdisciplinaridade e a Transdisciplinaridade. Metodologia deensino de geografia.
Competências e Habilidades propostas pelo PCN. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais - Ensino Fundamental (Resolução CNE/CEB nº 4 de 13 de julho de 2010).