Educação/sociedade e prática escolar. Tendências pedagógicas na prática escolar. Aspectos pedagógicos e sociais da prática ‐ educativa, segundo as tendências pedagógicas.
Processo ensino aprendizagem.
Currículo do proposto à prática. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento.Comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. (Aspectos curriculares)
Processo de planejamento. Concepção, importância, dimensões e níveis. Planejamento escolar. Planos da escola, do ensino e da aula. Componentes do processo de ensino. Objetivos; conteúdos;
A didática na formação do professor. Métodos; estratégias pedagógicas e meios
Tecnologias da Informação e comunicação na educação.
Projeto político pedagógico da escola. Concepção, princípios e eixos norteadores.
Comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. (Aspectos sociológicos)
Gestão Democrática. (Gestão Escolar)
Planejamento participativo.Concepção, construção, acompanhamento e avaliação.Função, Didática e prática histórico cultural. O papel político-pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar. Função histórico cultural da escola.Compromisso social e ético do professor.
Educação para a diversidade, cidadania e educação em e para os direitos humanos - Resoluções CNE/CP nº 01/2004 e 01/2012
Educação de Jovens e Adultos.
Fundamentos legais da Educação especial/inclusiva e o papel do professor.
Educação e Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas
Políticas Públicas para a Educação Básica - Fundeb
Políticas Públicas para a Educação Básica - BNCC
Função, Didática e prática histórico cultural.
Compromisso Social e Ético do Professor
Função e prática Histórico-Cultural. Fracasso Escolar.