A Filosofia e o Filosofar - O que é filosofar? Senso Comum e Senso Reflexivo Conhecimento Filosófico e Científico Conhecimento Filosófico e Teológico O Ensino de Filosofia
Nascimento da Filosofia - Os Primeiros Filósofos Os Sofistas Sócrates: Maiêutica Platão: Dualismo e A República
Aristóteles e sua vasta Filosofia - Aristóteles: Ética Aristóteles: Política Aristóteles: A Lógica Aristóteles: A Episteme
Renascimento e a Epistemologia Moderna - Epistemologia Revolução Científica Racionalismo de Descartes Empirismo de Locke e Hume Criticismo de Kant
Renascimento: Política Moderna - Filosofia Política Maquiavel Contrato Social Iluminismo Liberalismo Montesquieu
Ética - Aristóteles e a Felicidade A Ética Helenista Montaigne e a Natureza Humana Espinosa: Ética e Liberdade A Ética Kantiana Ética e os Direitos Humanos
Filosofia Contemporânea - Positivismo Hegel e a Dialética Marx Anarquismo/ Socialismo Nietzsche e a Moral Fenomenologia de Husserl Sartre e o Existencialismo Hanna Arendt
Filosofia Estética - O que é arte? Renascimento e a Arte Moderna Escola de Frankfurt Indústria Cultural
Filosofia da Ciência - Wittgenstein e a Linguagem Círculo de Viena Karl Popper e o Falsificacionismo Thomas Kuhn e o Paradigma
Temas da Filosofia - Ação Comunicativa Poder Feminismo Racismo Estrutural Bioética
Temas da Filosofia - Fé e Razão Filosofia Medieval Patrística Escolástica Universais e Nominalistas
O Ensino de Filosofia - Ensino Médio Ciências Humanas Filosofia como Componente Curricular Objetivos Propostos pela BNCC