Desenvolvimento histórico das concepções pedagógicas. Relações entre sujeitos, conhecimentos e realidades. Interdisciplinaridade e globalização do conhecimento. (Edgar Morin). Relação entre educação e sociedade: dimensões filosófica e pedagógica.
Currículo e produção do conhecimento: Teorias de Currículo.
Processo de ensino e de aprendizagem: Bases psicológicas da aprendizagem.
Processo de ensino e de aprendizagem: Relação professor/aluno.
Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: objetivos e conteúdos de ensino;
Planejamento de ensino em seus elementos constitutivos: métodos e estratégias. Relação entre a teoria e a prática. Metodologia de ensino: organização didático-pedagógica e suas implicações na produção do conhecimento em sala de aula; e organização didático-pedagógica e intencionalidade na prática pedagógica. (Didática Geral)
Formação continuada dos profissionais da escola. (Formação de Professores)
Prática pedagógica e áreas do conhecimento. Linguagens e suas Tecnologias. Matemática e suas Tecnologias. Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
A diversidade na formação humana. Dinâmica do trabalho educativo. Análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar, em sua relação com a sociedade.Multimídia educativa. Relação entre educação e sociedade: histórico- cultural. (Função histórico-cultural)
Prática pedagógica e áreas do conhecimento. Linguagens e suas Tecnologias. (Ênfase em Alfabetização e Letramento)
Educação de Jovens e Adultos: formação do sujeito. Andragogia. Políticas para EJA.
Formação de Professores: BNC-Formação inicial e continuada: Resolução CNE/CP nº 2/2019 e Resolução CNE/CP nº 1/2020
BNCC para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
Função, Didática e Prática Histórico-Cultural