Educação/sociedade e prática escolar. Tendências pedagógicas na prática escolar. Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas.
Planejamento e organização do trabalho pedagógico. Processo de planejamento. Concepção, importância, dimensões e níveis. Planejamento escolar. Planos da escola, do ensino e da aula. Componentes do processo de ensino: Objetivos, conteúdos.
Currículo do proposto à prática. Interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do conhecimento.
Tecnologias da informação e comunicação na educação.
Planejamento participativo: Concepção, construção, acompanhamento e avaliação. Função histórico-cultural da escola. Didática e prática histórico-cultural. Compromisso social e ético do professor. O papel político-pedagógico e organicidade do ensinar, aprender e pesquisar.
A didática na formação do professor. Componentes o ensino: métodos, estratégias e meios
Processos de ensino e de aprendizagem.
Escola. Comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural. (Sociologia Geral e Sociologia da Educação)
Projeto político-pedagógico da escola.Concepção, princípios e eixos norteadores.
Gestão democrática (Gestão Democrática na Escola).
Educação das relações étnico-raciais.
Educação do campo. Educação indígena; Educação quilombola;
Políticas públicas para a Educação Básica: Fundeb
Educação para a diversidade, cidadania, educação em e para os direitos humanos. Resoluções CNE/CP no 1/2004 e 01/2012.
Educação de Jovens e Adultos.
Fundamentos legais da Educação especial/inclusiva e o papel do professor.
Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas.
Função histórico-cultural da escola.