Linguagem, interlocução e dialogismo: língua e linguagem. Dialogismo, e interdiscursividade. Análise e reflexão sobre o uso da língua: o papel da gramática. Tipos de gramática: e ensino da gramática. Função e limites das normas gramaticais no contexto da prática de linguagem.
Diferenças entre padrões do oral e do escrito; norma culta. O preconceito linguístico.
Discurso e texto: texto e elementos constitutivos do contexto de produção. Gêneros do discurso: estrutura, sequências discursivas e marcas linguísticas. intertextualidade. Leitura e interpretação/compreensão de textos.
O texto comunidade de sentido: mecanismos de coesão e fatores de coerência.
Práticas de leitura. Texto e leitor: procedimentos de leitura. ). A formação de leitores
Práticas de produção de texto. Tipos de atividades de escrita (transcrição, reprodução, paráfrase, resumo, decalque, criação); procedimentos de refacção do texto (substituição, acréscimo, eliminação, permutação). A formação de produtores de texto. Ensino de estratégias de textualização
Recursos Estilísticos. Estudos semânticos
Concordância Verbal e Nominal.
Regência Verbal e Nominal.
Periodização da literatura brasileira. Gêneros literários.
Verbos: tempos e aspectos
Sintaxe (termos da oração). Emprego dos pronomes, adjuntos adnominais e adverbiais.
Processos sintáticos: coordenação e subordinação.
Pontuação. Tipos de frase.