BNCC e Parâmetros Curriculares Nacionais: Competências e habilidades propostas para a disciplina de Língua Portuguesa.
Língua Portuguesa: Aspectos metodológicos do ensino e avaliação da aprendizagem (organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula; organização didático- pedagógica e o ensino integrado da língua portuguesa)
Linguagem. Elementos da comunicação. Funções da linguagem. Denotação e conotação. Níveis de linguagem. Variação linguística e ensino de língua materna.
Gêneros e tipos textuais no ensino de Língua Portuguesa: leitura e produção de texto. Texto e discurso: conteúdo temático, configuração estrutural e estilo. Leitura e compreensão de textos: estratégias de ensino. Intertextualidade/interdiscursividade
Significação e contexto: propostas de ensino. Estratégias de textualização: a construção do sentido do texto. Coerência textual: sentido global do texto, dialogismo, polifonia e heterogeneidade discursiva. Coesão textual: Emprego de diferentes procedimentos linguísticos na superfície textual: itens lexicais (repetição, substituição, associação), e/ou gramaticais (emprego de anafóricos, conectivos, numerais, elipses),
Noções de estilística. Figuras de linguagem. Polissemia e ambiguidade
Teoria literária: conceito de literatura; teoria dos gêneros literários; estilos de época; e movimentos literários. O ensino dos gêneros literários. Periodização da literatura brasileira: um olhar crítico sobre a tradição.
Tradição gramatical, tipos de gramática e ensino de gramática.